Reabertura dos cinemas em Santos: entenda como vai acontecer
Você lembra qual foi o último filme que viu no cinema?
Eu também não faço a menor ideia. Aliás, tem um pacote de pipoca refil na guardado na minha bolsa há meses… E eu nem sei por onde anda a tal bolsa. Mas logo mais terei que procurar, pois a reabertura dos cinemas em Santos está autorizada a acontecer.
Imagem: Reprodução
Sim, as salas de cinema da cidade – tanto públicas quanto privadas – já têm permissão para voltar a funcionar. Aqui na Baixada Santista, São Vicente também liberou o funcionamento.
Mas como será essa reabertura dos cinemas em Santos?
Assim como tudo que voltou até agora, após a quarentena, os cinemas terão que funcionar com a capacidade restrita. Além disso, é necessário seguir outros protocolos de prevenção à COVID-19. Como, por exemplo, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel, ter demarcação de distância no chão e barreira de proteção nos caixas.
Para além disso, no entanto, existem regras específicas para os cinemas – todas publicadas no Diário Oficial do último domingo (3 de outubro).
Em resumo, as regras que devem ser seguidas são:
- Salas com lotação máxima de 40% da capacidade total;
- Funcionamento de até 8 horas por dia, entre as 14 e 22 horas (23 horas, no caso de cinemas de rua);
- Intervalo mínimo de 30 minutos entre sessões – para evitar aglomerações e também para a higienização total das salas;
- Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as poltronas disponíveis;
- Saída escalonada ao final do filme, para evitar aglomeração.
Também ficou estabelecido que na entrada dos cinemas de rua, fica obrigatória a aferição da temperatura do público – que deve ser orientado a ir procurar um serviço de saúde se acaso estiver com mais de 37,5ºC. Cinemas no interior de shoppings não precisam aferir a temperatura, já que isso é feito na entrada.
O Santos Film Fest está rolando online, sabia? Clique para conferir
Menores de 12 anos só poderão entrar acompanhados de um responsável.
Se você ama pipoca, uma notícia boa: a venda de comidinhas poderá acontecer. Mas só será permitido comer na sala, tá?
Eventos sociais também podem voltar
Além da reabertura dos cinemas em Santos, o mesmo decreto também fala da volta de eventos sociais – o que inclui feiras, bazares e exposições, por exemplo. A volta pode acontecer de maneira parcial e condicionada.
De acordo com o decreto, é necessário que haja cobrança de ingressos e ter duração máxima de 8 horas – contando a montagem e desmontagem. O uso de máscaras deve ser obrigatório, assim como a disponibilização de álcool gel 70% para higienização. Distanciamento de 1,5m e aferição da temperatura na entrada também passam a ser obrigatórios.