Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

CineZen Cultural faz 10 anos espalhando cultura pela Baixada Santista

  • 86
    Shares

Aqui no Juicy Santos, somos muito gratas e orgulhosas a todas as iniciativas que fazem a roda da economia criativa e da cultura girar na região.

Uma dessas ações se chama CineZen Cultural. E ela começou com um blog, assim como nós.

O projeto do jornalista e produtor cultural André Azenha chega aos 10 anos com o feito de ter espalhado cultura em eventos realizados em toda a Baixada Santista.

www.juicysantos.com.br - 10 anos do cinezen cultural em santos sp

A história do CineZen Cultural

Primeiramente, o CineZen Cultural nasceu com a intenção de reunir críticas para refletir o cinema.

“Desde o início entendemos o CineZen como veículo de propagação da reflexão artística, do entendimento de mundo a partir da cultura. Trilhamos um caminho sem volta. Além do espaço virtual, buscamos aproximar essa reflexão junto ao público, levando jornalismo e crítica cultural para o “cara a cara”, em debates, rodas de conversa, palestras, encontros de todos os tipos”, explica Azenha.

Logo, Azenha percebeu que o coração do site estava no mundo real, e não apenas na internet. Assim, os eventos organizados pela equipe do site se tornaram referência na cidade.

“Assim acreditamos cumprir nossa missão de maneira mais intensa, eficaz, formando público para a cultura, instigando o pensamento. Jamais deixamos de publicar críticas, resenhas, artigos, entrevistas, reportagens no site. Hoje são mais de 4 mil postagens. Mas o CineZen caracterizou-se pelo diálogo, pelos encontros”, detalha.

Nesses dez anos, mais de 500 profissionais, entre artistas e produtores culturais, jornalistas e críticos de arte participaram. Mais de 50 mil pessoas estiveram nos eventos. Foram ocupados espaços públicos e privados, como Teatro Municipal, Teatro Guarany, Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Museu da Imagem e do Som de Santos, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto TAMTAM, Instituto Querô, Ao Café, Cafeteria Millor, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Shopping Pátio Iporanga, Cine Arte Posto 4, Almanaque Bar, Livrarias Realejo e Porto das Letras, Pinacoteca Benedicto Calixto, Sesc Santos, Open House Idiomas, The House Coworking, Centro Comunitário do BNH, Cine ZN, entre outros.

“Praticamente todo mundo que lida com cultura, em Santos, já participou de algum de nossos encontros”, diz André.

www.juicysantos.com.br - andré azenha e os 10 anos do cinezen cultural

Azenha publicou, em 2012, de forma independente, um livro com os melhores textos do site (esgotado).

Algumas iniciativas do CineZen Cultural

  • CineZen Convida: Bate-papos temáticos com artistas e produtores culturais de todas as áreas. Foram dezenas de edições;
  • Ciclo A Saúde Mental no Cinema: mostras de filmes seguidas de bate-papos com especialistas em psicanálise, inclusão social e cinema. Foram três edições realizadas na Associação Projeto TAMTAM;
  • CineZen Clube: encontros com profissionais de destaque na Baixada Santista, de diferentes áreas de atuação, falavam sobre os filmes que marcaram suas vidas;
  • Veja o Espetáculo, Conheça o Artista: Apresentações seguidas de bate-papos com os artistas falando sobre o processo criativo de suas obras;
  • Mostra Cine Brasil Cidadania: Mostra de filmes brasileiros contemporâneos que abordam questões cidadãs sempre com bate-papos com os realizadores dos filmes. Teve duas edições no Sesc. A partir dele, Azenha passou a realizar o Santos Film Fest;
  • Nerd Cine Fest Santos: festival de filmes de super-heróis, terror, ficção científica, fantasia, baseados em games, etc. Teve três edições em diversos espaços, com exposições, bate-papos, etc;
  • Superman 75 anos: Mostra de filmes, exposição e bate-papos para celebrar os 75 anos do personagem;
  • CulturalMente Santista – Fórum Cultural de Santos – Projeto que teve origem a partir do CineZen Convida. Virou um festival/fórum cultural com debates de todas as áreas artísticas: cinema, música, literatura, teatro, circo, dança, contação de histórias, artes visuais, produção cultural, etc. Teve seis edições. Integra o Calendário Oficial de Santos.
  • Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos – Festival de cinema com filmes nacionais e estrangeiros, exposições, lançamentos de livros, oficinas formativas, virada cinematográfica com café da manhã, música e diversas atividades. A quarta edição ocorre de 26 de junho a 3 de julho de 2019. Integra o Calendário Oficial de Santos.

Comemoração de 10 anos do CineZen Cultural

Pra celebrar uma década de serviços prestados, o CineZen Cultural exibe gratuitamente o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança (com Jim Carrey e Kate Winslet e direção de Michel Gondry).

www.juicysantos.com.br - exibição de filme para comemorar os 10 anos do cinezen cultural

Ao todo, o longa de 2003 recebeu 71 prêmios e 109 indicações. E é considerado um dos 100 melhores da história segundo o Guia Zahar. Pipoca e refrigerante também estão garantidos. Após a sessão, haverá bate-papo com Azenha e os críticos Marcelo Reis e Waldemar Lopes.

Vai ser no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), que fica na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.