As melhores pistas para andar de skate em Santos
Aqui em Santos, o skate faz parte do estilo de vida e da paisagem urbana. No Dia do Skatista, listamos os lugares pra praticar o esporte na cidade.
Como diria o poeta, Santos tem skate no sangue e na memória. É impossível separar as duas coisas desde que Chorão, vocalista do Charlie Brown JR., popularizou o esporte no Brasil. Por isso, no Dia do Skatista (3 de agosto), vamos dar um rolê sobre quatro rodas pela cidade.

Tudo começou aqui mesmo quando os integrantes da banda levavam o skate para as músicas, clipes e até para os palcos. Onde tinha CBJR, tinha skate.
Com isso, não demorou para que as ruas e ciclovias da cidade ficassem cheias de skatistas.
Em 2004, Santos ganhou a primeira pista indoor, a Chorão Skate Park, administrada pelo próprio cantor.
Mesmo após o falecimento de Chorão, em 2019, a paixão pelo skate só cresceu. Pelo contrário do que muitos pensavam, a cultura se espalhou pelo Brasil inteiro. Assim, o esporte que antes era marginalizado e até proibido conquistou espaço e respeito, além de se tornar parte do cenário urbano.
Em 2021, o Brasil inteiro parou (e torceu para crianças caírem, não vamos mentir aqui) para assistir à estreia da modalidade nas olimpíadas de Tóquio. Desde então, o Brasil já conquistou cinco medalhas, sendo que a primeira veio através do caiçara Kelvin Hoefler.
No dia 3 de agosto, Santos comemora o Dia do Skatista. Para celebrar, preparamos uma lista com os melhores lugares da cidade para praticar manobras, ralar o joelho e ouvir as melhores do Choris. Vem com a gente, Tic Pow Tic Pray SKATE!
Santos Skatepark – Chorão
O complexo inaugurado em dezembro de 2023 no Parque Roberto Mario Santini, conta com dimensões olímpicas e faz parte de um complexo voltado para a prática do skate com um total de 2.400m², o dobro do espaço que ocupava anteriormente no parque.

A pista que leva o nome de Chorão conta com uma área de street, de 1.220m², e outra de park, com 650m², modalidades integrantes do programa olímpico.
A pista de skate street é feita de concreto, com obstáculos que simulam objetos encontrados nas ruas, como corrimãos, escadas, bancos e rampas. Favoritas entre os skatistas que praticam o estilo “street”, as pistas possibilitam manobras realizadas em obstáculos urbanos.
A pista de skate park fica em área aberta, com obstáculos projetados em formato de transição, como rampas e bowls.
O espaço é ideal para quem quiser seguir os passos da ‘fadinha’ Rayssa Leal e sentir um pouco de como é andar de skate nas Olimpíadas.
Praça Palmares
Localizada na Avenida Afonso Pena, no Canal 4, a pista mistura elementos de street e park. É tradicional entre os skatistas da cidade e até Chorão já arriscou manobras ali.
O espaço já recebeu competições e aulas de skate. Além disso, desde 2016, o playground da praça tem piso emborrachado, o que garante diversão com segurança para todos e todas.
Lagoa da Saudade
Não sei se jacaré anda no seco, mas de skate deve andar, porque no Morro da Nova Cintra, a Lagoa Skate Plaza oferece 600m² para os skatistas. A pista tem rampas, degraus e corrimãos ideais para treinos e manobras.
Além da pista de skate, a Lagoa da Saudade também conta com playground e quiosques.
Fonte do Sapo
Essa é para as futuras Rayssas e Kelvins! Na Avenida Bartholomeu de Gusmão, a Fonte do Sapo é um clássico. Desde 1943, muitos santistas aprenderam por lá a andar de bicicleta, patins, patinete e, claro, skate.
Se você tem filhos, leve-os para treinar lá. Quem sabe Santos não revela mais talentos e traz novas medalhas para o Brasil?