Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Unisanta exibe mostra “Côncavo: experimentos de gravura”

Mariana Quito foi uma gravurista nascida em Portugal, mas que adotou Santos como cidade do coração. Em homenagem a ela, um coletivo de artistas daqui criou o Grupo de Gravura Mariana QuitoO Espaço Cultural da Unisanta recebe, até dia 22 de junho, a mostra Côncavo: experimentos de gravura.

Os artistas participantes trabalham no ateliê de gravura da Secretaria de Cultura de Santos,. sob a orientação da professora de Artes Visuais Márcia Santtos, que coordena a equipe desde 2006. O grupo já participou de bienais e mostras internacionais no Japão, Polônia, Bélgica, México, Austrália, Peru e Portugal, além de exposições nacionais em Santos, São Vicente, Atibaia, Campos do Jordão, Recife, Uberlândia, entre outras cidades.


Côncavo: experimentos em gravura
apresenta trabalhos de gravura em côncavo e experiências com cor derivadas dessa técnica. Os trabalhos são em sua maioria gravuras em metal nas técnicas de água tinta, água forte e ponta seca com interferências e pesquisas em cor. Os recursos colorísticos utilizados vão desde o uso do porchoir, chine collé e trabalhos com a rotação da matriz, além da técnica de diferentes viscosidades desenvolvida pelo artista William Hayter. Os trabalhos têm o olhar pessoal dos interesses de cada artista, sem perder a unidade do tema.

Participam da mostra: Deusa Lucas de Carvalho, Zilá Souza Araújo, José Vieira Dias, Claudia Aparecida Ruiz, Áurea Nogueira Lima, Bruno Patto, Rachel Midori Sugo, Nancy Nastari, Sandra Regina Alves, Priscila de Souza Bomfim, Renata Salgado, Heloisa Helena, Marise Neves Escobar, Milton Nisti, Leocyr M. de Oliveira, Natalia Cunha, Ademir Francisco, Paula Maria Paschoal, Joyce Farias de Oliveira e Márcia Santtos, que participa pela primeira vez apresentando dois trabalhos de pesquisa junto aos artistas orientados por ela.

A mostra é aberta ao público e pode ser vista de 2 a 22 de junho, das 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, no Espaço Cultural Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, em Santos.