Tatuagem aquarela com Claudio Cruz
Dois amigos e uma insistência: “aprende a fazer tatuagem, cara!”.
Foi assim que a carreira de Claudio Cruz teve início.
Arquiteto de formação e tatuador por conta do amor ao desenho e das amizades, Cruz é hoje um dos poucos profissionais especializados na técnica de tatuagem aquarela na região. Nós já falamos dele por aqui, no post que fala sobre lugares pra fazer tatuagem em Santos.
Em seu estúdio, localizado na Escola Santista de Artes, fica visível a sua paixão pelo oficio. Está estampada em toda a decoração da sala, que tem uma guitarra pintada em aquarela em uma das paredes.
Outro detalhe que chama atenção é o fato de Cruz não possuir nenhuma tatuagem em seu corpo. “Eu pensei nisso uma vez, fiz uma espécie de enquete no Facebook, perguntando se as pessoas fariam uma tatuagem com um tatuador que não tem nenhuma, a maioria disse que sim. Mas, no dia a dia, quando a galera chega aqui, sempre da uma olhada procurando. Um amigo meu já brincou com isso, disse que bons tatuadores devem ter tatuagens, questionei se bons cirurgiões de cabeça tiveram que passar por cirurgias, ele nunca mais argumentou” emenda, aos risos.
“Eu vejo a reação das pessoas quanto à dor e aprendo os locais mais sensíveis. Uma coisa que reparei é que mulher é mais resistente, já tive casos de garotas que riam com o atrito da agulha com a pele” lembra Cruz. “Acho que qualquer dia vou fazer o teste, colocar água na máquina e fazer uns riscos no meu corpo, em solidariedade a todos que já sentiram dor enquanto eu desenhava”.
Em sua pasta, Claudio tem dezenas de desenhos, feitos especialmente para cada um de seus clientes. Seus traços são únicos e produzidos com exclusividade para cada um que passa por lá. “Às vezes a pessoa vem com o desenho no celular dizendo que é esse que quer, mas eu sempre peço para dar o meu toque, deixar no meu estilo”.
Entre as imagens, figuram astronautas inspirados em fotos reais, animais, símbolos de fé que mesclam mais de uma santa, a via láctea, signos do zodíaco e tantos outros. Todos com a delicadeza do desenho feito no papel.
“Não há diferença quanto ao risco, em termo de técnica é exatamente a mesma coisa. O que muda mesmo é que existe mais sobreposição de cores e tons, você precisa diluir a tinta, para chegar à tonalidade que deseja. Mas o risco em si, é o mesmo”, explica, em relação à diferença entre a tradicional tatuagem e a aquarela.
A quantidade de sessões varia de acordo com o tamanho do desenho e a resistência de cada um, mas gira em torno de três visitas ao estúdio. Os interessados em conhecer um pouco mais do trabalho do Claudio e fazer uma tatuagem podem entrar me contato via facebook ou pelo telefone (13) 99716-8925.