Sonhar o Mundo no Museu do Café
Entre 4 e 10 de dezembro (segunda-feira a domingo), a solidariedade norteia vários museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, graças à ação Sonhar o Mundo.
Em sua terceira edição, a iniciativa terá como tema Solidariedade derrubando muros e acontece em 19 museus de todo o estado de São Paulo. E, é claro, Santos é uma das cidades que recebe a programação rica em oficinas, debates, palestras, exibições de filmes e apresentações artísticas.
Vai ser tudo de graça, lá no Museu do Café!
O objetivo é fortalecer o conceito de um mundo onde diversos territórios possam se unir para criar relações de empatia e solidariedade.
“A solidariedade tem papel fundamental para criar um senso de coletividade e acolher a diversidade entre os seres humanos como algo a ser celebrado. Não poderia haver tema mais oportuno em uma ação que celebra os direitos humanos”, afirma José Luiz Penna, secretário da Cultura do Estado.
Entre as novidades desse ano, está a inserção de um museu santista na programação. Então vamos participar e garantir que isso aconteça nas edições seguintes!
Solidariedade em pauta no Museu do Café
Oficina artística: desconstruindo muros, construindo murais
Aborda a temática dos Direitos Humanos por meio da elaboração coletiva de um mural confeccionado a partir das técnicas de grafite e stêncil. A ação visa propor uma reflexão sobre a preservação do patrimônio a partir de uma lógica que foge ao senso comum, colocando em diálogo a arte urbana e o patrimônio histórico e arquitetônico.
Quando: Terça-feira, 5 de dezembro, às 9h30 e 14h30
Palestra sobre Direitos Humanos para público interno
A palestra tem por objetivo trazer à tona questões referentes ao significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos para sociedade contemporânea, revelando a importância das reflexões acerca desta temática no contexto de atuação do museu no que diz respeito ao implemento geral de suas concepções, e como seu exercício se relaciona com questões macro e micro das relações humanas.
Quando: Quinta-feira, 7 de dezembro, às 15 horas
Cine Debate com Oficinas do Futuro
O objetivo é promover a sensibilização de jovens em situação vulnerabilidade social acerca de temas inerentes aos Direitos Humanos, como a solidariedade, o respeito à diversidade, além do combate ao preconceito e diferentes formas de discriminação, através da análise reflexiva sobre curta metragem “Garoto Barba”, dirigido por Christofer Faust Pereira.
Quando: Sexta-feira, 8 de dezembro, às 15 horas
Peneira do Saber
Ação educativa pop-up por meio do uso de uma peneira (abanador), como recurso pedagógico empregue no processo de mediação voltado ao público espontâneo. Resignificando sua função no processo de separação dos grãos nas antigas fazendas de café, a peneira será utilizada pelos educadores, onde serão ofertadas frases aos visitantes, que suscitarão a reflexão e o diálogo sobre os direitos humanos.
Quando: Sábado e domingo, 9 e 10, às 10h30 e 15h30, respectivamente
Não perca!
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico. Todas as informações sobre a ação Sonhar o Mundo no Museu do Café e demais entidades participantes estão disponíveis no site (acesse).