Projeto Aurtistas leva arte a autistas
Trazer a criatividade para a vida dos autistas – essa é a ideia básica do projeto Aurtistas.
A artista plástica e designer Aline Vieira e a terapeuta ocupacional Luisa Graziani estão por trás dessa ação, que apresenta a arte como uma forma de expressão para os alunos da escola MEIMEI, que fica no Boqueirão, em Santos.
São oficinas semanais de pintura no refeitório da entidade com jovens e crianças com Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de apresentar materiais e possibilidades para soltar a imaginação com tintas e cores.
“Sempre tive a arte como um canal de expressão de sentimentos muito real e profundo e desejava que pessoas com alguma dificuldade de comunicação pudessem usar a arte para isso. A arte explora o imaginário, pode fazê-los descobrir novas sensações físicas, acessar memórias e despertar novos sentimentos. Para as crianças com dificuldades/deficiências físicas/psicológicas, ou qualquer tipo de dificuldade nos canais de comunicação, a arte pode significar liberdade”, explica Aline, em entrevista para o Juicy Santos.
Além de estimular experiências sensórias, motoras e cognitivas, o Aurtistas busca, por meio das redes sociais, conscientizar a comunidade para as questões do autismo e suas especificidade.
Acompanhe o projeto Aurtistas no Facebook e no Instagram.
A Escola de Educação Especial Meimei fica na Rua Luiz de Faria, 443, Boqueirão.