Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

PAIXÃO³ transforma amor do santista por futebol em arte no Sesc Santos

Pra que time você torce?

Em qualquer parte do Brasil, essa é uma pergunta que tem apenas uma resposta. Em Santos, é normal que exista um segundo e, às vezes, até um terceiro time. Afinal, seja na praia ou nos gramados, os santistas respiram futebol. De tão grande o amor, ele virou tema da exposição PAIXÃO³, no Sesc Santos.

Se você já gostou do assunto, pode colar no Sesc. A visitação acontece até março de 2020 e é gratuita. Para saber mais e, consecutivamente, ficar ainda mais ansioso, continue a leitura.

Tudo sobre a exposição PAIXÃO³

Intitulada Paixão³ – Jabaquara Portuguesa Santos, a mostra levará ao público toda a atmosfera dos estádios e das rodas de resenhas sobre futebol. Para isso, o acervo conta com um circuito que mistura interatividade e tecnologia, em formato de expografia.

juicysantos.com.br - PAIXÃO³ no Sesc SantosImagem: Reprodução/Pedro Ernesto Guerra Azevedo

Quem passar por lá vai mergulhar em histórias e curiosidades sobre o Jabuca, a Briosa e, claro, o Peixe também.

Já que o assunto desperta o amor da galera, a cenografia da mostra é interativa. Ou seja, ainda mais legal, né? Para começar, um portal transforma todos os visitantes em torcedores – com direito a projeções gráficas de uma arquibancada. Há ainda, por exemplo:

  • Álbuns de figurinhas que misturam jogadores do passado e do presente;
  • Gritos de guerras dos três clubes;
  • Pegadas no solo que mostram os caminhos percorridos por cada time.

Ao fim da exposição, os visitantes vão entender como o futebol transforma vidas e ganha raízes profundas na história sociocultural de Santos. E isso é só uma pequena parcela do que está te esperando. Afinal, se a gente contar tudo perde a graça!

Programação paralela sobre futebol

Além disso tudo, ao longo dos três meses da exposição PAIXÃO³, diversas atividades relacionadas ao futebol acontecem no Sesc Santos.

Só para ilustrar do que estamos falando, vai rolar um encontro entre o ex-jogador Vampeta e o escritor José Roberto Torero. Mediado pelo jornalista Luciano Faccioli, o encontro trata da rivalidade e paixão dentro do futebol.

Também estão marcados amistosos com os veteranos do Santos, Portuguesa e Jabaquara e jogadores das categorias de base dos clubes (Sub11 e Sub 17). Nomes como, por exemplo, Serginho Chulapa, Pita, Juary, Dema, Adilson, Balu, Paulo Robson, Edu, João Paulo e Manuel Maria estão entre os convidados.

Para completar, a programação contará com apresentações de curtas e longas-metragens que narram as histórias gloriosas dos times ao longo do século, jogos lúdicos para crianças, oficinas, cursos e encontros.

Dá para conferir a programação completa aqui! 

Não esquece

A visitação da exposição PAIXÃO³ acontece entre os dias 27 de novembro e 1º de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita!

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.