Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Dê vida às gírias santistas e mostre sua arte em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Você sonha em ver o seu trabalho em um museu? Então essa matéria vai te dar um caminho para mostrar a sua arte em uma exposição em Santos. 

No segundo semestre de 2019, vai rolar a exposição itinerante A fala santista e seus escritores. E o pessoal da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), está em busca das artes para compor o acervo. Artistas plásticos, desenhistas e ilustradores podem produzir obras para a ação.

Antes de mais nada, um aviso: não há remuneração, pois trata-se de um convite para trabalhos voluntários.

Como ter sua arte exposta em Santos

Se você precisa compor seu portfólio ou quer muito expor, essa é uma chance.

A ação faz parte do Museu das Palavras e Falas Santistas. A ideia é que a comunidade crie artes conceituais ilustrando as expressões que fazem parte do cotidiano de qualquer santista. Pão de cará? Tu? Sim, é disso que estamos falando.

Quer se inspirar? Então conheça (ou reconheça) as gírias santistas mais cabulosas.

juicysantos.com.br - sua arte exposta em Santos

“A exposição preservará a cultura oral santista. Já que temos uma peculiaridade reconhecida nacionalmente, e é de importância grande no que se refere ao patrimônio cultural imaterial. Também vamos valorizar o artista plástico da terra”, afirmou o diretor-presidente da Fams, Luiz Dias Guimarães.

Mande sua arte

Interessados têm que se inscrever entre os dia 15 de julho e 16 de agosto, pessoalmente, na sede da Fams. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas. É necessário ter em mãos:

  • Currículo
  • Cópias do RG, CPF e comprovante de residência
  • Declaração de posse dos direitos autorais das obras apresentadas
  • Declaração de aceite

O modelo das últimas duas declarações estão disponíveis no edital, publicado no Diário Oficial da cidade. Além disso, as artes devem ser entregues em papel sulfite branco, tamanho A4. Se for uma tela, o tamanho máximo é 33 x 24cm.

É importante lembrar que os participantes precisam ser maiores de 18 anos.

Como a exposição vai acontecer

Após o período de inscrições, serão selecionadas 50 obras inéditas. Para a seleção, o júri –  composto por integrantes da Fams e da Secretaria de Cultura – avaliará critérios de originalidade/criatividade, vivacidade/traçado/colorido, impacto visual, organização e higiene.

Os artistas terão os nomes divulgados nos painéis expositivos e em materiais de divulgação. Também receberão certificados de participação. A mostra será instalada em espaços públicos e escolas da rede municipal entre setembro e dezembro.

A Fams fica na Rua Amador Bueno, 22, Centro.