Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Fábio Polesi e o conceito de Pet Art

Este post traz três coisas que nós, aqui no Juicy Santos, amamos: decoração, animais e ver a galera santista ganhar espaço com o seu trabalho.

Pode parecer impossível, mas existe um ponto de intersecção entre esses itens. O nome dele é Fábio Polesi.

Se você não conhece o trabalho do cara, não precisa se sentir culpado.

A maioria do pessoal aqui da região também desconhece, apesar de ele já ter saído em diversos veículos de comunicação e ser membro da Ward-Nasse Gallery (Nova Iorque).

“Eu trabalho com arte há cerca de 28 anos, durante mais de uma década fui tatuador em Santos”, comenta.

“Há uns três anos, eu pintei uma peça para decorar a minha casa e a galera gostou, foi nessa época que comecei a fazer itens decorativos”.

pet art

Pouco tempo foi necessário para o trabalho com decoração ganhar o conceito de pet art, algo totalmente próprio e inovador. “Eu pintei uma peça com um cachorro e as pessoas enlouqueceram”, ele lembra.

Entrei para o mercado pet e consegui em um ano o que não tinha conquistado em quase 30.

Entre as conquistas, estão a exposição de 12 peças na vitrine da Ward-Nasse, participação na Woofstock 90210 em Beverly Hills (um dos maiores eventos de pet da Califórnia), ser convidado para evento na Pussy and Pooch, em Los Angeles e pela Loja Conceito, em Beverly Hills.

Soma-se a isso tudo a existência do Pet Art Crew, coletivo que reúne 11 artistas que trabalham com o mesmo ideal: provocar sentimento nas pessoas com base em suas obras.

Uma coisa legal é que esse é o único coletivo de pet art no mundo!

Ao contar sobre todas essas conquistas, o Fábio não esconde a emoção. Mesmo pelo telefone, fica fácil notar a voz embriagada de quem está prestes a chorar.

“É muito louco ver o meu trabalho ser reconhecido dessa maneira, principalmente depois de passar anos ouvindo que deveria arrumar um emprego de verdade, que a arte deveria ser um hobby e que era vagabundo por me dedicar a isso”.

pet art

A mesma galera do discurso nada incentivador hoje tem orgulho de dizer que conhece o trabalho do cara desde o início (vai entender, né?).

Atualmente, dá para encontrar as peças na Galeria Pet, que fica em São Paulo ou entrar em contato diretamente com os artistas pelo Facebook.

No catálogo do Pet Art Crew, estão cachorros de cerâmica, shapes de skates, quadros personalizados e o que mais a imaginação e o amor pelos bichinhos forem capazes de inventar.

Você pode eternizar o seu bichinho querido e usar o amor de vocês como decoração, legal né?

“A única coisa que me deixa triste é que eu nasci e vivi em Santos durante mais de 30 anos. Apesar disso não tenho nada da minha arte por aí. Poucas pessoas conhecem o meu trabalho, eu quero estar na minha terra também!”.

pet art

* Imagens: Acervo pessoal