Exposição traz releituras de Esquadrão Suicida
Visualmente impactante e de conteúdo ousado e reflexivo, Esquadrão Suicida é uma das séries de quadrinhos mais importantes de todos os tempos.
Com a adaptação da história (nascida ainda nos anos 1950) ainda levando um grande público para as salas de cinema em todo o mundo, o hype continua em Santos com o lançamento de uma exposição para homenagear o grupo de vilões.
Esquadrão Suicida por uns 60 Artistas abre nesta terça-feira (16 de agosto) no primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga e fica até 30 de agosto.
Uma parceria entre a Santos Comic Expo e o estúdio Dym Art e CinemAqui, a mostra traz 64 obras de ilustradores de todo o mundo: França, Itália, Turquemenistão, Tailândia, assim como pratas da casa da Baixada Santista, como Alexandre “Bar”, Brayan Barroso, Charles de Vita, Christiano Flexa e Clayton inLoco, entre outros.
Quem faz
A exposição está na programação da Santos Comic Expo 2016, que rola no dia 8 de outubro no Centro de Cultura Patrícia Galvão.
Esse é o quarto ano do evento que reúne fãs de Histórias em Quadrinhos e cultura pop de todas as idades na cidade de Santos. Entre as atrações confirmadas, tem a presença de profissionais da área de quadrinhos, lojas especializadas, exposições e palestras temáticas. Inserido no calendário oficial da cidade, o evento é organizado pelo grupo de fãs denominado Os Guerreiros.
Já a ideia inicial da exposição vem do desenhistas Denis Dym e seu estúdio Dym Arts. O artista promove agora “Esquadrão Suicida por uns 60 Artistas” depois de já ter organizado “Akira por 30 Artistas” e “Star Wars por uns 60 artistas”, ambas em parceria com o Nerd Cine Fest, com o primeiro chegando até a ser relacionado no HQ Mix na categoria Melhor Exposição, maior premiação dos quadrinhos nacionais.
Já em seu currículo, Denis DYM é artista da Space Goat Productions desde 2011 e trabalhou em títulos como: “Vision Machine” (quadrinhos independente escrito por Greg Pak), “Justiça Sideral” (outro independente escrito por Deyvison Manes), “Percy Jackson”, “EON Quest”, “Secret Family”, “CrazyEight”, “Dungeon Siege”, “Star Wars – Darth Vader & the 9th Assassin”, “HALO” (pela Dark Horse), “Arkanus” e “ANARQUIA” pela Supernova Produções (escrito por Emilio Baraçal), “Action Comics – Jimmy Olsen” e “Superboy” (em parceria com o desenhista RB Silva) e atualmente em “Person of Interest” e “Smallville – Alien” para a DC Comics.
“Esquadrão Suicida por uns 60 Artistas” ainda contou com o apoio cultural do CinemAqui, site especializado em críticas de cinema. O site tem quatro anos de vida e foi criado pelo crítico de cinema santista, Vinicius Carlos Vieira.