Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Circuito Sesc de Artes 2016

Música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura.

Tudo que a gente adora, em um fim de semana em que ninguém vai poder reclamar que não tem nada para fazer!

Esse é o Circuito Sesc de Artes que chega a mais um edição com cidade estreante na Baixada Santista.

Para quem não conhece, o evento é uma organização do Sesc São Paulo com o objetivo de propagar programação cultural gratuita para todas as idades.

Nesta edição, serão 67 trabalhos artísticos percorrendo os diversos roteiros entre os dias 22 e 24 de abril. Por aqui, as cidades que fazem parte são Bertioga, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Registro e Mongaguá.

Veja o que vai rolar na nossa região:

Roteiro 11

Bertioga (22 de abril, sexta, das 16 às 21h30), Parque dos Tupiniquins – Av. Vicente de Carvallho, 642; São Vicente (23 de abril, sábado, das 16 às 21h30), Praça Tom Jobim , Centro Praia do Gonzaguinha; Cubatão (24 de abril, domingo, das 16 às 21 horas), Parque Municipal Novo Anilinas – Av. 9 de Abril, Centro.

Zootrópio – Brinquedo Ótico
O que é?  A oficina explora os princípios básicos da animação cinematográfica, a partir da gravação de imagens quadro a quadro e da construção de brinquedos de ilusão de ótica.

Cine Magia
O que é? Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

Palavra + Imagem
O que é? Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

Risos!
O que é? Os artistas exibem uma série de performances com claves, diabolô e bambolê, além de demonstrarem equilíbrio sobre arame e com  parada de mão.

Raízes em Ruínas
O que é? Os performers e uma fotógrafa vão explorar e se relacionar com os obstáculos ali  presentes, propondo uma reflexão sobre essa nova paisagem construída pela presença  dos artistas e do público.

O Cuscuz Fedegoso
O que é? O elenco se utiliza do realismo grotesco e de referências encontradas em manifestações populares para oferecer ao público um espetáculo cheio de humor.

Lira Raízes de Arcoverde
O que é? O cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado), se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para  apresentar este espetáculo de música e poesia, que nasceu na cidade homônima no sertão de Pernambuco.

Roteiro 12

Guarujá (22 de abril, sexta, das 16 às 21h30), Praça das Bandeiras, Praia de Pitangueiras; Mongaguá (23 de abril, sábado, das 16 às 21h30), Praça Doutor Fernando Arenas, Centro; Registro (24 de abril, domingo, das 16 às 21 horas), Centro Cultural K.K.K.K – Rua Miguel Aby Azar, 153.

Postal Tipográfico
O que é? A ideia é produzir um pequeno postal tipográfico e aprender conceitos como tipos, formas, composição, leitura, grid e uso da cor, princípios básicos da tipografia clássica.

Cine Magia
O que é? Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

Palavra + Imagem
O que é? Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

Em fim, à Mesa (Circo)
O que é? Em alguma época perdida entre os séculos XVIII e XIX, dois velhos nobres estão sentados à mesa. Mas a refeição não é mais tão farta como fora um dia. Pouco a pouco, um jantar escasso se transforma em um número de malabarismo que convida a plateia para um universo fantástico e cativante.

Nelson Triunfo – As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop
O que é? Ícone da cultura black brasileira, Nelson vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia.

Vesperais nas Janelas – O Coração do Lugar
O que é? O espetáculo acompanha a trajetória de Arauto e sua trupe mambembe, que percorrem os “Brasis” oferecendo sua arte em troca de pouso e comida.

Dona Zaíra
O que é? A banda apresenta seu trabalho mais recente, Antenas e Raízes, que tem como base o forró, mas que também flerta com uma série de outros ritmos, como carimbó, cumbia, maracatu, catira e música eletrônica, rock, hip hop e jazz.

Para mais informações, acesse o site do Circuito Sesc.