Mostra Moderna para Sempre em Santos
Depois de passar por 9 cidades brasileiras – Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Ribeirão Preto e São Paulo – e carimbar o passaporte em países como Paraguai, México e Peru, a mostra Moderna para Sempre chega a Santos.
Parte da coleção Itaú Cultural, a exposição fica na Pinacoteca Benedito Calixto de hoje a 28 de junho, período em que um conjunto de 59 obras de 17 artistas serão apresentados ao público.
Foto: Paralelas e Diagonais de José Yalenti
O destaque do acervo fica por conta de obras consideradas raras, como a foto Telhas (1947), de Thomaz Farkas. “Esta imagem, por exemplo, nos leva a um passeio por luz e movimento, e particularmente lembra as bandeiras de Volpi, que na verdade não nasceram bandeiras, mas sim telhados” observou Iatão Cannabrava, curador da exposição.
Há ainda a presença de outras obras relevantes, como o conjunto de cinco fotografias abstrato-geométricas de Ademar Manarini e Arabescos em Branco (1960), de Gertrudes Altschul, rara representante do gênero feminino no foto clubismo da década de 1940.
Bate-papo
Durante a estreia da exposição, quarta-feira (13) às 19h30, Iatã Cannabrava receberá o pesquisador e curador independente de fotografia, Rubens Fernandes Jr. para uma conversa sobre modernistas, fotografias e outros assuntos.
São 50 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e acontecem pelo e-mail [email protected]
A exposição fica na Pinacoteca de Benedito Calixto até 28 de junho. A visitação é gratuita e acontece sempre de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas.
A Pinacoteca fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão.