Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Exposição sobre cultura árabe no Museu de Arte Sacra de Santos

Dia desses, ao entrar no Extra da Ana Costa, avistei um grupo de mulheres vestidas com turbantes e túnicas. Mas o fato que me chamou atenção não foi a vestimenta das mesmas, e sim a forma como algumas pessoas as olhavam, algo semelhante a crianças observado a vida marinha no aquário.

A presença da cultura árabe em Santos é enorme – eles estão no comércio, política, medicina e principalmente pelas ruas. No entanto, algumas pessoas parecem desabituadas a um fato que é rotina desde 1958, quando os imigrantes começaram a desembarcar em nosso porto.

cultura arabeFoto: Francisco Arrais

Talvez essa parte da população, a qual me incluo – uma vez que reparei na roupa das moças, mas não faço isso com quem usa vestido e chinelo – devesse visitar a exposição Arte Árabe: caligrafia e cultura material, em cartaz no Museu de Arte Sacra de Santos.

A mostra, parte do VI Festival de Cultura Árabe, reúne um acervo de obras de caligrafia, objetos, incensos e perfumes de países dos Emirados Árabes Unidos. E Tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os Países Árabes.

Leia também: Blogs de moda muçulmana

A exposição, segundo seu curador, mostra a convivência harmoniosa entre tradição e modernidade e é uma parceria entre a Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA).

Os interessados podem visita-la até o dia 26 de abril, de terça-feira a domingo, sempre das 10 às 16 horas. A entrada custa R$ 5, mas estudantes, idosos e visitantes da linha conheça Santos tem direito a meia-entrada.

O museu fica Rua Santa Joana D’Arc, 795 morro do São Bento.