Texto porLudmilla Rossi
Santos

Blogs de moda muçulmana

Andreza Hana é uma brasileira muçulmana, que usa o hijab (véu que cobre o cabelo e o colo + forma de se vestir), ama se vestir bem e é super vaidosa. Ela é dona de dois blogs, ambos interessantes, abordando temas do universo muçulmano, hábitos, esclarecimentos de “mitos” e curiosidades. No Brasil a gente vê mais raramente, mas ao viajar para o exterior é bem comum encontrar com mulheres usando o hijab ou mesmo burcas.

Os blogs da Andreza são o Meu amor paquistanês (onde ela conta curiosidades sobre o Paquistão e seu relacionamento virtual) e o Muslimah Fashion. O segundo blog chamou minha atenção, pois Andreza, com maestria dá dicas fashion para integrar o universo das tendências com o hijab. Um exemplo é o post As tiaras voltam com tudo, onde ela sugere o uso das tiaras com o véu.

A Andreza fez um post bem legal explicando os tipos de véus islâmicos que existem.

Já a estilista e maquiadora Falastin Zarruk é do Rio Grande do Sul e criou o primeiro blog brasileiro de moda muçulmana, que traz tutoriais e formas de prender o véu, adcionar acessórios ao hijab, etc. Aliás, como falei lá em cima, muita gente acha que o hijab é só o véu, mas na realidade é toda a forma de se vestir, mostrando apenas o rosto, com roupas que cobrem do tornozelo aos punhos e que não valorizam as formas do corpo (nada muito colado).

A Fay.Z (como é chamada) até desenvolveu uma linha de hijabs de viscolycra acetinada! Muito legal a sacada.

Alguns véus da marca da Fay.Z. Ela diz que ainda não são muitas muçulmanas no Brasil, e que principalmente as mais jovens querem imprimir um estilo próprio. Através da sua marca, ela ensina as meninas a criarem looks diferentes com o véu, e a como utilizá-lo de maneira correta.

Abaixo, a própria Fay.Z num look que segue seus preceitos religiosos, mas ao mesmo tempo é descolado pra caramba. O laço em cima do hijab ficou lindíssimo!

Sobre a maquiagem, todo um cuidado também tem que rolar: elas não podem usar nada muito “sedutor”, a maquiagem precisa ser leve e comedida. E como elas amam maquiagem, impressionante! Em qualquer Sephora do mundo que você entre, elas estão lá com cestinhas cheias!

Aliás, além do “preconceito” e das barreiras que elas vivem em sua rotina, há um deles que é bastante curioso: todo mundo acha que elas são extremamente ricas. Pode isso?

Quem quiser ver os tutoriais da Fay.Z veja o canal do YouTube que ela mantém.

O terceiro blog super legal de moda islâmica é o My Amethist da Shea Syahirah. Ela é a única nesse post que não é brasileira. A garota monta looks incríveis, sem qualquer limitação criativa. Super vale o click.