Dia a dia de grupos teatrais em exposição na Galeria Braz Cubas
O que acontece antes das cortinas do teatro serem abertas e o espetáculo finalmente começar costuma ser uma incógnita para os amantes da quinta arte. Mas não para o fotografo Jean-Charles Mandou que, durante mais de duas décadas, registrou o dia a dia de vários projetos teatrais.
O universo criativo presente nos bastidores é o que forma o conteúdo da exposição “20 anos de Fotografia de Cena – do ensaio ao espetáculo” que chegou a Santos e ficará na cidade até 28 de março.
Para narrar tal cotidiano, Jean-Charles utiliza de matérias que diferem das demais exposições: tecidos. A escolha é justificada pelo fato de assim os visitantes sentirem-se mais próximos da realidade captada pelo fotografo, como se estivessem num cenário de teatro.
Sem cubos brancos ou placas de “não encoste na obra”, a mostra procura provocar a curiosidade e emoção dos leitores. Efeitos que antes eram vistos como erro são, aqui, utilizados a favor da imagem. Então não se assuste com a falta de luz, foco, mistura de iluminação natural e artificial, erros de e enquadramento… é tudo parte da composição.
Outro diferencial das 50 obras de 1m x 1m40 é o fato de nenhuma delas tem nome, assim cabe a percepção de cada um nomeá-las enquanto questiona-se “O que o artista quis dizer?”.
A exposição está aberta ao público até 28 de março na Galeria de Arte Braz Cubas, que fica na Av. Senador Pinheiro Machado 48, 2º piso, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21 horas, e aos sábados das 10h às 19 horas.