Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

11ª Primavera dos Museus em Santos

A estação mais colorida e cheirosa do ano está chegando.

Além das flores em toda a orla, a primavera traz uma programação super legal a diversos museus em todo o país e, é claro, Santos está inclusa. Sim, em setembro, teremos Primavera dos Museus em Santos.

Essa é a 11ª edição da iniciativa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Entre os dias 18 e 24 deste mês, a Primavera dos Museus fomenta discussões e inspira programações em dois equipamentos de Santos: Museu do Café e Museu de Arte Sacra. O tema será Museus e suas memórias.

museu do café

Museu do Café

Neste período, o museu irá oferecer uma atividade com o tema Bolsa Oficial de Café e seus espaços. A ideia é que os participantes desenvolvam um novo olhar sobre a história, a partir de totens descritivos que falam sobre o uso original de espaços do prédio. Vai rolar também uma visita mediada.

Os educadores apresentarão os ambientes do edifício e as funções para as quais eram utilizados durante o funcionamento da bolsa. A atividade acontece durante toda a primavera dos museus (de 18 a 24 de setembro) nos seguintes horários: de terça a sexta-feira, a visita acontecerá ao meio-dia. No domingo, tem às 10, 11, 14, 15 e 16 horas.

Até 40 pessoas participam por horário. Por isso, é bom chegar um pouquinho antes e ir até a bilheteria se inscrever.

Na sexta-feira (22 de setembro), a atividade é diferente. Nesse dia, acontece a oficina Memórias do Café, com o fotógrafo Gino Pasquato, das 9 às 16 horas. Durante a atividade gratuita, os participantes serão incentivados a utilizar referências visuais sobre a trajetória do café na cidade.

Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica ou celular com câmera e conhecimentos básicos do uso do aparelho. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao[email protected].

Por fim, o circuito de atividades Sentidos da Memória promove no sábado uma visita mediada intitulada Bolsa Oficial de Café e seus espaços, às 11 horas, seguida de uma mesa redonda sobre a memória e suas associações aos cinco sentidos, que começa às 14 horas.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.

Museu de Arte Sacra de Santos

museu de arte sacraImagem: Reprodução

No Museu de Arte Sacra, a programação começa na terça-feira (19 de setembro), com o início da exposição MASS: lembranças de uma comunidade, em que serão apresentadas imagens da cronologia do prédio e relatos em vídeo que mostram o que o equipamento remete à comunidade.

Até o dia 21 de setembro, sempre às 14 horas, acontece a ação educativa Pequenas Memórias. Já no sábado (23 de setembro), é a vez de curtir uma apresentação musical, com o Grupo Rinascita, às 15 horas. O repertório terá músicas medievais relacionadas à época em que a Ordem de São Bento foi criada.

O Museu de Arte Sacra de Santos fica na Rua Sta. Joana D’arc, 795, Morro São Bento.