Clique aqui e confira também nosso tema da semana

10 curiosidades sobre os bondes de Santos em seus 25 anos de história

Tempo de leitura: 4 minutos

No dia 23 de setembro de 2000, a cidade voltou a ouvir, após quase 3 décadas de ausência, os sinos e o barulho do maquinário nos trilhos dos bondes de Santos. 

Em 1971, eles pararam de circular e fizeram uma volta triunfal na virada do milênio não apenas como equipamento histórico e turístico, mas como um verdadeiro símbolo de Santos, que guarda a memória do passado enquanto busca novos caminhos para o futuro – sem jamais perder o que a faz única e cheia de identidade.

www.juicysantos.com.br - bonde de santos faz 25 anos

Hoje, 25 anos depois, o charme desse meio de transporte centenário segue conquistando moradores e turistas. Com quase 2,3 milhões de passageiros transportados desde seu retorno, a Linha Turística do Bonde se tornou um dos principais cartões-postais da Baixada Santista. Viraram souvenir, passeio obrigatório e até estrelas de cinema!

E, claro, a data merece celebração.

www.juicysantos.com.br - 10 curiosidades sobre o bonde de Santos em seus 25 anos de história

Por isso, o Juicy Santos reuniu alguns fatos que você vai amar saber e talvez não conheça ainda. 

10 curiosidades incríveis sobre o bonde de Santos 

1. O primeiro bonde foi escocês

O bonde nº 32, fabricado na Escócia em 1912, foi o primeiro a circular na Linha Turística em 2000. Ele pertenceu ao sistema original de transportes da cidade e foi restaurado pela equipe da CET-Santos. 

2. Mais de 2,3 milhões de passageiros

Desde o retorno, em 2000, até setembro de 2025, 2.278.082 passageiros já embarcaram no passeio pelo Centro Histórico, vindos não só da Baixada Santista, mas de todo o Brasil e até de outros países. 

3. Uniformes de época

Os motorneiros e condutores usam uniformes inspirados nos trajes originais dos anos em que os bondes eram parte essencial da vida urbana santista. Isso ajuda a reforçar o clima histórico nessa imersão cultural. 

10 curiosidades sobre o bonde de Santos em seus 25 anos de história

4. Acessibilidade nos bondes de Santos? Temos!

O passeio conta com audioguia, tradução em Libras e adaptações de acessibilidade, garantindo que todas as pessoas possam curtir a experiência. 

5. Bondes com energia solar

Alguns dos bondes restaurados receberam adaptação com painéis de energia solar para alimentar sistemas auxiliares, numa iniciativa sustentável que conecta história e inovação. Santos foi pioneira no Brasil ao integrar essa tecnologia em veículos históricos. 

O mais recente é o Bonde Pelé, entregue de seu restauro justamente no aniversário de 25 anos do retorno dos bondes. 

6. Carnabonde nasceu com ele

Em 2001, apenas um ano após a reestreia dos bondes, Santos criou o Carnabonde, baile carnavalesco de rua no Centro Histórico que mistura marchinhas, fantasias e, claro, o bonde como estrela da festa. 

E o rolê já virou um dos mais concorridos e animados do Carnaval de Santos. 

10 curiosidades sobre o bonde de Santos em seus 25 anos de história

7. Estrela de cinema e TV: produções marcantes

Os bondes de Santos já participaram de mais de 30 produções audiovisuais. A foto acima, inclusive, mostra um registro engraçado de uma delas.

Entre os destaques estão as novelas e minisséries da Rede Globo como Um Só Coração, JK e América, além das séries Silvio Santos, o Rei da TV e Coisa Mais Linda e o filme Lula, o filho do Brasil. 

8. Vêm mais bondes aí

Hoje, a cidade tem 13 bondes no acervo.

Mas outros oito devem chegar em breve por meio de doações da Alemanha e do Japão, reforçando o papel de Santos na preservação desse patrimônio histórico. 

9. Museu Ferroviário no horizonte

A região do Valongo vai ganhar o Museu Ferroviário de Santos, que abrigará bondes e vagões históricos. O espaço já conta com investimento estadual de R$ 9 milhões e promete ser um novo pólo de turismo e cultura no Centro de Santos. 

10. Pura emoção

Motorneiros veteranos, como Ricardo Souza Dias (que conduziu a primeira viagem), relatam que muitos passageiros choram ao rever os bondes, lembrando histórias de família. Para os mais jovens, que nunca viveram essa época, a sensação é de novidade e encanto. 

O bonde de Santos é muito mais do que transporte turístico: conecta gerações, preserva tradições e valoriza a memória da cidade.

Agora, trazendo até mesmo inovação sustentável como o uso de energia solar, o ícone santista mostra que tradição e modernidade podem compartilhar espaços e andar nos mesmos trilhos. 

Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.