Texto porJuicy Santos
Santos

Artur Menezes: no Ceará também tem blues

Artur Menezes é um daqueles casos de nossa música que talvez faria você duvidar que conseguiria ter êxito na carreira. Nascido no Ceará, ele abraçou o blues como sua pátria musical. Um estilo tipicamente americano, que até cresceu no nosso mercado nacional nos últimos anos em nosso País. Mas mais no eixo Rio-São Paulo, e olhe lá.

artur menezes

Entretanto, Artur Menezes conseguiu abrir seu espaço. Gravou dois discos, o mais recente, #2, só com canções em inglês. Um desejo claro e natural de entrar no mercado internacional. E não se preocupe com as nuances do sotaque nordestino, pois elas não atrapalham em nada. Muito pelo contrário: conferem ao trabalho um toque de originalidade.

O disco é muito interessante. É blues, em sua essência, tocada por uma banda afiadíssima, muito bem entrosada. Artur incorpora alguns elementos de nossa música nos arranjos, que acabm dando um toque especial para esse seu trabalho.

I Ain´ t Got You, canção que abre o disco, tem toques de soul, enquanto Damn You Know I´m A Man possui arrano estilo boogie woogie, com direito a solos de piano e guitarra. Dangerous Mood, composição de Candy Parton e Keb Mo, tem arranjo no blues elétrico de Chicago, na linha de Muddy Waters.

Misture soul com reggae e você conseguirá algo parecido com a faixa Good Times, uma canção digamos mais pop, com formato radiofônico. Nela Artur mostra toda a técnica no solo de guitarra.

Everybody´s Says That I´m Done fecha o disco de forma brilhante. É blues em sua essência, mas com um pé na nossa MPB e outro no estúdio da Chess Records, em Chicago. Um arranjo mais acústico que os demais inlcuídos no disco. É uma canção bem agradável de se ouvir.

By: Luiz Otero