Por que você precisa assistir a Aniquilação na Netflix

Alguns filmes mexem com o nosso interior. Aniquilação foi um dos que mexeu lá no fundo do meu ser.

O filme original da Netflix gerou muito burburinho e atiçou minha curiosidade por conta também do seus trailers.

Pra quem não sabe nada sobre o filme, a trama, dirigida por Alex Garland (o mesmo de Ex Machina), traz ficção científica alienígena raiz. Ou seja, não espere explosões, meia hora de tiros, bombas, e ação hollywoodiana – você vai se decepcionar…

Em Aniquilação, o negócio é tensão, reflexão e muito conceito, só pra quem gosta mesmo de filmes para analisar.

Análise conceitual do filme Aniquilação

O começo (e o formato, na verdade) do filme lembra muito A Chegada (2016), que também se tornou uma paixão minha. Em Aniquilação, Natalie Portman faz Lena, uma bióloga e ex militar, casada com outro militar que está em uma missão secreta há um ano. Sem notícias sobre seu marido e nenhuma informação sobre a missão, ela decide seguir em frente, em luto, e é quando ele volta.

natalie-portman-e-oscar-isaac-aniquilacao-2018

Mas ele retorna super doente. Claro que o governo faz seu intermédio e acaba colocando Lena em uma situação beeeem complicada…

O problema começa após a queda de um meteoro, quando uma bolha alienígena gigante (chamado “O Brilho” ou “The Shimmer“, título do filme em inglês) cresce em volta do local do acidente, transformando todo o tipo de vida existente ali, desde plantas até animais (inclusive, prepare-se para ver criaturas muito bizarras!).

Em três anos de pesquisas, missões, e testes, o único a voltar foi o marido de Lena, o que a instiga a querer encontrar uma cura. Ela se une a outras quatro mulheres cientistas que estão se preparando para entrar no “brilho” para pesquisar uma possível causa da doença.

blogib_aniquilac3a7c3a3o_feat

Essas cinco mulheres, de personalidades fortes e bem trabalhadas pelas atrizes Tessa ThompsonGina Rodriguez, Jennifer Jason Leigh Tuva Novotny, transformam a aventura dentro do brilho em uma visão feminista e forte como eu nunca vi em ficção científica.

E muita atenção aos navegantes para a linha do tempo! Assim como em A Chegada (2016), temos uma pequena mistureba de acontecimentos em tempos diferentes, um jogo entre passado e presente. No final, tudo se encaixa como deve ser.

Por que assistir a Aniquilação

Estamos falando de um filme daqueles de se assistir duas ou três vezes. Cada vez que você assiste, é possível enxergar uma perspectiva diferente ou algum detalhe que passou despercebido.

Desde o primeiro momento dentro do “brilho”, vemos um desenvolvimento um pouco confuso, mas instigante, do jeito que eu adoro: flashbacks, perda de memória, personagens feministas fortíssimas, cenas de tensão e muito conceito pra analisar fazem parte desse filme maravilhoso que retrata um tema muito importante pra nossa sociedade (não vou falar qual para não dar muito spoiler, rs!)

aniquilacao_feededigno5

Fazendo uma breve pesquisa sobre o filme, descobri que Aniquilação é baseado no livro de Jeff VanderMeer (bora ler?). Após Ex Machina e Aniquilação, vou ficar de olhos bem abertos e ansiosos por mais trabalhos de ficção científica de Garland.