Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Semana de Arte Moderna é lembrada no Museu do Café

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco na cultura brasileira.

Para quem não se lembra das aulas de literatura: nesse período, artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão. Várias exposições acontecem no Teatro Municipal de São Paulo, das mais variadas vertentes artísticas – pintura, escultura, literatura, poesia e música, por exemplo.

Para celebrar esse momento tão importante para o Brasil, o Museu do Café terá atividades gratuitas voltadas para as artes e literatura no próximo sábado (18 de fevereiro).

Museu do caféImagem: Reprodução/Tadeu Nascimento

Programação

Quem abre a programação é o arquiteto e artista plástico Paulo von Poser e a professora Claudia Braga. Eles realizem a intervenção artística Desenhando o Museu do Café, com início marcado para às 11 horas. Durante a atividade, os participantes serão envolvidos na produção de desenhos da fachada do edifício da Bolsa Oficial de Café.

Já às 14 horas, é a vez da oficina Construindo e Desconstruindo a Figura Humana, ministrada pelo artista plástico Rodrigo de Carvalho .

Baseada em artistas do movimento modernista brasileiro – como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lasar Segall, entre outros –, a atividade transmite noções básicas de desenho e construção da figura humana.

Por fim, um Sarau Literário, às 16 horas, promove uma roda de conversa sobre literatura e poesia com o professor Sergio Manoel Rodrigues.

Participe

Se você se interessou por alguma das atividades, a boa notícia é que todas são gratuitas.

Para participar é necessário apenas se inscrever pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas, por isso tem que confirmar a sua presença o quanto antes.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico. A entrada custa R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita.