18/09/2018 Por Flávia Saad Arte, Para visitar

Julian Campos exibe gravuras, bordados e monotipias no Gravurar

Julian Campos é um jovem ilustrador e artista visual caiçara. E você vai ouvir muito falar daqui pra frente.

Seus trabalhos vêm sendo selecionados para salões de arte e exposições em várias cidades do Brasil.

No dia 29 de setembro (sábado), o espaço Gravurar inaugura uma exposição individual do artista a partir das 15 horas. Às 16 horas, tem bate-papo com ele sobre o universo de suas obras.

Nesta mostra, estarão gravuras, bordados e monotipias que abordam a “figura humana” em construções em que a linha é por vezes contorno, por vezes forma.

Não importa a técnica ou a linguagem – Campos valoriza sempre o trabalho manual e o fazer artístico.

www.juicysantos.com.br - julian campos no gravurar

Julian Campos no Espaço Gravurar

À primeira vista, as obras nos remetem ao universo das ilustrações xilográficas do tratado de anatomia De Humani Corporis, do médico Andreas Vesalius (1514-1564). Especialmente porque as linhas modelavam músculos ou delineavam um esqueleto, com o objetivo de mostrar como os músculos trabalhavam. Foi uma das primeiras referências sobre a anatomia e os movimentos do corpo.

Entretanto, as gravuras e bordados nos levam mais além. O artista cria uma musculatura imaginária para elaborar um ser humano universal. A linha, como elemento básico da linguagem visual, ganha novos significados, construindo texturas, áreas de contração e expansão e elaborando um novo universo repleto de simbolismo.

julian campos

Essas linhas gráficas também estão presentes nos bordados, da série Avesso do Avesso. Trabalhando com a questão da ‘apropriação’ que a arte contemporânea nos coloca, o artista elabora bordados sobre toalhas previamente coletadas e bordadas por anônimos. Sobre essas toalhas de mesa, Campos insere imagens por meio de transferências e acrescenta novos bordados na elaboração de um universo único, onde a linha existe não só materialmente, mas conceitualmente.

A mostra de Julian Campos fica no Gravurar até 9 de novembro. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30. 

O endereço é Rua Anhanguera, 18, Vila Mathias. Mais informações: (13) 981416395 (Whatsapp). 

Share Button