Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Temakeria Santista traz novidades no menu e no delivery

Depois do verdadeiro tsunami de temakerias em Santos, tem uma que nada de braçada no nosso mar. É a Temakeria Santista, que continua firme e forte atracada nos corações – e estômagos – da galera.

Completando 11 anos em 2019, a casa fundada pelos sócios Daniel Oliveira, Flávio Garcia e Leandro Andrade faz parte da lista de favoritos de muita gente. Se você perguntar por aí qual é o melhor temaki de Santos, a resposta quase sempre vai envolver a Temakeria Santista.

O Juicy Santos esteve lá recentemente pra conhecer a história e as novidades do restaurante.

www.juicysantos.com.br - temaki da temakeria santista

Nasce a primeira temakeria de Santos

A origem da Temakeria está no mar. Não apenas nos ingredientes da culinária japonesa, mas também no encontro dos três amigos de infância que, nas horas de lazer, surfavam na praia de Santos.

Ao conversar sobre abrir um novo negócio, um deles sugeriu o fast food japonês, já em alta na capital paulistana e também no Rio de Janeiro. A missão não era pequena: ensinar para o santista o que é temaki e como comer temaki.

“As referências de comida japonesa do santista eram de comer bastante e também pagar caro. Quisemos quebrar esse paradigma”, lembra Andrade.

Mais barato do que o clássico rodízio japonês em Santos e também com um processo de preparo mais ágil, o temaki começou a bombar aqui. E muito disso se deve à Temakeria Santista ter aberto sua primeira unidade (e a que existe até hoje) na Rua Goiás.

O sushi em forma de cone, enrolado em alga (ou nori) é pra comer com as mãos. Nada mais adequado do que isso pra virar um lanche rápido e leve que tem tudo a ver com o nosso clima.

Mais pedidos na Temakeria Santista

Os hits são mesmo o temaki tradicional com salmão com cream cheese, cebolinha e gergelim* (R$ 19,90) e o temaki tradicional com camarão e molho tarê* (R$ 21,50), por exemplo.

Claro que a temakeria deu uma “abrasileirada” na receita. As experimentações ficaram famosas. Já falamos aqui no Juicy Santos, de duas inovações. Teve o temaki de meca com banana em 2011 e, em 2016, o temaki dinamite da Temakeria Santista. Segundo os sócios, essas novidades cumprem bem o papel de fazer o público provar o temaki despido de preconceitos.

A temakeria serve também combinados, entradas (como guioza e tempurá, por exemplo) e sobremesas orientais.

www.juicysantos.com.br - combinado japonês na temakeria santista

Outro sucesso do menu da Temakeria Santista é o temaki croc.

O temaki feito com massa folhada (igual à do rolinho primavera) está sempre entre os mais pedidos. Não leva alga nem arroz.

www.juicysantos.com.br - temakeria santista temaki croc com massa folhada

Novidades da Temakeria Santista: tablets, delivery e ToGo

Após alguns anos de atividade na Goiás e mais uma unidade, aberta no Super Centro do Boqueirão (que atualmente ñao existe mais, após o encerramento do contrato com o centro comercial), a Temakeria Santista expandiu e aumentou sua capacidade no salão. O cliente faz o pedido por meio de tablets instalados em cada uma das mesas.

Também se tornou referência no delivery de temaki em Santos. Adotou uma variedade especial de alga, vinda do Japão, que chega fresquíssima na casa do cliente.

www.juicysantos.com.br - temakeria santista to go

Esse novo ingrediente deu, ainda, a oportunidade de criar um outro braço da Temakeria Santista. A ToGo vende comida japonesa pronta pra levar e por um preço acessível. E, claro, com ingredientes sempre frescos.

Agora que Santos ficou viciada em temakis, a temakeria que tem o nome da cidade continua surfando na onda e oferecendo mais de 30 variedades diferentes pra todos os gostos.

Vai lá

A Temakeria Santista fica na Rua Goiás, 195, Gonzaga.

Siga a Temakeria Santista no Instagram

Funciona de segunda a quinta-feira, do meio-dia à 1 hora da manhã; às sextas-feiras e sábados, do meio-dia às 3 da manhã e, aos domingos, das 19 à 1 da manhã. Tel: (13) 3307-0105.

*valores pesquisados em junho de 2019