Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos
TAGs

variados

Outback em Santos, por que não temos?

  • 8
    Shares

Quando fomos à inauguração do Espaço Gourmet do Shopping Parque Balneário, muitas pessoas nos perguntaram se havia Outback por lá. Apesar de já conformadas, restava aquela esperança de que nos depararíamos com o letreiro vermelho e a decoração amadeirada do restaurante estilo australiano. Claro, isso não aconteceu. Pode olhar a cebola apimentada abaixo e chorar.

Mas por que não temos Outback em Santos? Bom, primeiro é importante entendermos não há vacância de terrenos na “ilha de Santos”, e o espaço médio para a instalação de um restaurante Outback é de 550 a 650 metros quadrados. Houve então a especulação rapidamente abafada que a rede sondou o imóvel ocupado pela recém-inaugurada Le Lis Blanc. E agora a especulação mais forte é que “quem-sabe-talvez-tomara” tenha um Outback no prédio-shopping que será construído na R. Carvalho de Mendonça.

Outro detalhe importante (e já um problema bastante visível na cidade) é a questão do estacionamento – e o Outback só se instala em imóveis que possuam interligação e facilidade de estacionamento. Em quase 100% dos casos, em shoppings que tenham acesso internamente e também acesso pela área externa do shopping (como é o caso do Eldorado e Market Place em São Paulo). Um das poucas exceções é a do shopping Leblon no Rio de Janeiro. Eu já fui nesse Outback e realmente ele é bem diferente dos demais, menor, e em andar alto.

Mais um detalhe: empreendimentos como o Outback dão preferência para contratos de locação longos, e do jeito que anda a bolha imobiliária santista, a maior parte dos proprietários não assina contratos longos, inviabilizando o negócio. Lembro ainda que o Outback funciona em um esquema diferente da maior parte das franquias: na realidade, ele não é uma franquia, mas trabalha no formato de sócio-operador, ou seja, a rede procura sócios que já tenham larga experiência no ramo de restaurantes/alimentação. Tanto é que, ao chegar em um restaurante, vemos o nome do proprietário na testeira da porta.

Se vai ter ou não Outback em Santos, não sabemos. Mas o que podemos fazer é torcer bastante e movimentar os restaurantes daqui. 😉