Os 11 anos da Graminha
O que você estava fazendo em 2006?
Eu tinha acabado de ficar noiva e estava começando em um novo emprego que me rendeu muitas alegrias e alguns cabelos brancos.
Teve Copa do Mundo na Alemanha. Nos cinemas, todo mundo fez fila pra ver Piratas do Caribe e O Código Da Vinci. Lily Allen, Franz Ferdinand, Vanessa da Mata e Ivete Sangalo dominavam as rádios e tem até um monte de músicas da época que você esqueceu que ouvia, nessa lista do Buzzfeed Brasil.
Naquele ano, Santos ganhou uma novidade que pegou a gente pelo estômago.
Vinda de São Paulo, a Graminha Pizzaria inaugurou sua primeira unidade na Rua Alexandre Herculano e conquistou, aos pouquinhos, o coração dos caiçaras.
A história é a seguinte: o restaurante já existia na Vila Madalena desde 2000 e, inclusive, tinha 2 casas em funcionamento, uma em frente à outra. Harianne Gambeta, nora da fundadora e santista, deu a ideia de abrir mais uma pizzaria por aqui.
O nome veio de um bairro de Pindamonhangaba, cidade interiorana que também deu origem ao formato inusitado que virou marca registrada das pizzas da Graminha.
“Vivemos muitos momentos felizes lá na Alexandre Herculano. Casais se formando, pedidos de namoro e casamento, aniversários, comemorações…”, relembra Harianne.
A inauguração aconteceu em uma véspera de feriado, no dia 14 de novembro de 2006. Ninguém esperava muito movimento, mas um golpe de sorte mudou tudo.
A equipe estava preparando os últimos detalhes antes da abertura e um rapaz que passava na rua perguntou sobre o imóvel. Era um repórter da AT Revista. A novidade saiu na publicação e, em seus primeiros fins de semana, os salões lotaram de clientes querendo conhecer a Graminha.
Mas muito da fama do restaurante veio no boca a boca.
Nós mesmas, aqui no Juicy Santos, publicamos sobre a melhor pizza doce de Santos em 2012 e muita gente ainda nos pergunta sobre o lugar.
Mudanças na Graminha
Cinco anos mais tarde, em 2011, por conta da especulação imobiliária, a Graminha teve que deixar a casa original da Alexandre Herculano.
Na Rua Torres Homem, o salão tem capacidade para 90 pessoas e alguns pedidos dos clientes foram atendidas. Agora a Graminha aceita cartão de débito e crédito. Além disso, alguns dos bancos de madeira rústica foram substituídos por cadeiras, pra ficar mais confortável. Mas a essência da casa continua, com as antiguidades por toda a parte e a meia-luz aconchegante.
Novos sabores também chegaram ao menu, acompanhando o sinal dos tempos, como a de queijo brie com damasco (foto).
A pizza de Nutella entrou de vez no cardápio, para nossa alegria.
Uma coisa não muda: a massa crocante e fininha e o formato retangular da pizza.
Ela vem em 2 tamanhos: estreito (15 centímetros de largura, serve bem de 2 a 3 pessoas) e largo (30 centímetros de largura, serve bem mais de 4 pessoas). O próprio pizzaiolo traz a pizza à mesa em uma chapa quente, mantendo a temperatura ideal.
As 5 pizzas mais pedidas
A pizza da Graminha já é um sucesso por si só. Só que os recheios também fazem a gente voltar de novo e de novo e de novo a esse restaurante.
E quais são os hits nas noites da casa?
Ganhe uma pizza broto de chocolate na Graminha
O pessoal da Graminha quer resgatar a memória da pizzaria nesses 11 anos de vida. E você pode ajudar a fazer isso.
Quem tiver fotos (digitais ou não) no restaurante ainda noo endereço da Rua Alexandre Herculano pode mandar por inbox para a página da Graminha no Facebook e vai ganhar 1 pizza broto de chocolate na compra de 1 pizza grande. Mas só vale 1 foto por pessoa e até o dia 14 de novembro.
A Graminha Pizzaria fica na Rua Torres Homem, 60, Boqueirão. Tel: (13) 3877-3046.