Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Onde comer Bauru em Santos: os 5 melhores sandubas

Algumas comidas são tão tradicionais que só de ouvir o nome é possível imaginar o sabor.

Neste sentido, poderíamos citar várias iguarias que ficam na memória e moram no nosso coraç. Feijoada, baião de dois e bauru são alguns bons exemplos. Só de escrever já fiquei com água na boca. Aliás, você sabe onde comer bauru em Santos?! Se a sua resposta for não, nós temos uma lista que vai te fazer salivar…

Patrimônio imaterial do estado de São Paulo

O sanduba que tem a cara (e o sabor) de São Paulo tradicionalmente é feito com poucos ingredientes: basta um pão, rosbife, queijo e tomate para a explosão de sabores. Tamanha é a satisfação de comer um bom bauru, o prato se tornou um patrimônio imaterial do estado de São Paulo.

Antes dele, o virado à paulista também conquistou esse título.

De acordo com o deputado Celso Nascimento, responsável pela lei, essa é uma forma de homenagear a cidade de Bauru, já que o lanche leva seu nome e se tornou importante para a gastronomia popular do estado. Além disso, extrapolou as fronteiras paulistas e ficou conhecido pelo Brasil inteiro.

É válido dizer que a receita ganhou as ruas de SP por volta de 1937 e o nome é uma homenagem a seu criador Casimiro Pinto Neto, mais conhecido como Bauru.

Bauru em Santos: 5 opções para comer rezando

Outro projeto quer transformar a receita em um patrimônio público cultural brasileiro. Mas, enquanto o título não sai, a gente comemora o reconhecimento estadual. E, vamos combinar, não melhor maneira de fazer isso do que se deliciando com um bom bauru em Santos.

www.juicysantos.com.br - bauru em SantosImagem: Reprodução

Esse é um daqueles sandubas que são facilmente encontrados em lanchonetes e bares. E nós listamos os nossos 5 lugares preferidos para comer bauru em Santos e se sentir em um bar tradicional de São Paulo.

Pra acompanhar, vá de cerveja gelada ou aquela Coca-Cola trincando…

1. Salada Paulistana 
Shopping Parque Balneário, primeiro piso
Av. Ana Costa, 549, Gonzaga
Litoral Plaza Shopping (em breve)
Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511, Praia Grande

2. Sevilha 
Av. Dona Ana Costa, 460, Gonzaga

3. Café Carioca
Praça Visc. de Mauá, 1/2, Centro

4. Empório Casa Porto
Av. Dr. Epitácio Pessoa, 651, Ponta da Praia

5. Empório Santos Pães
Rua Azevedo Sodré, 75, Boqueirão

Para fazer em casa

Se nenhuma das nossas indicações fica perto de onde você está, mas nesse momento tudo o que você deseja é um bom e caprichado bauru, faça você mesmo! Afinal, como nós já dissemos, a receita desse sucesso é simples: pão, rosbife, queijo e tomate. De acordo com a receita atual do Ponto Chic, bar onde o Bauru foi feito pela primeira vez, são quatro tipos de queijo e também há quem adicione picles.

Fica a seu critério usar ou não todos os queijos e o picles. Afinal, vai ser bom de todo modo.

Para fazer o seu sanduba, primeiramente monte a parte que não vai ao fogo, ou seja, corte o pão ao meio e deixe as fatias de rosbife dispostas em uma das partes. Também é nesse momento que você vai colocar o picles, se acaso desejar. Então coloque 2 colheres de água em uma panela e leve ao fogo, quando começar a ferver coloquei o queijo para derreter. São cerca de 3 a 4 segundos e pronto, pode colocar no pão e comer.

Também é uma boa ideia adicionar maionese ao preparo 🙂

Qual prato de Santos você acha que também merece receber esse título?