Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Novo cardápio do Estação Bistrô

Quem não conhece o Estação Bistrô, restaurante-escola que fica em frente ao ponto de embarque do bonde turístico no Valongo, perde uma ótima oportunidade de conhecer uma gastronomia honesta, criativa e feita pelos futuros talentos da área que estão estudando para entrar no mercado.

E o melhor: os pratos são bem servidos, com apresentação caprichada e preço muito justo.

O local reformula seu menu em 90% a partir de terça-feira (29 de maio) e esses são os destaques.

Estação Bistrô em Santos

As novidades do cardápio incluem prato vegetariano e uma versão atualizada do meu prato favorito, o Picanha Burger. A partir de agora, o burger vem com blend de fraldinha e costela, para dar mais umidade à carne.

O Picanha Burger faz um tremendo sucesso de público e, pela foto, dá pra entender o porquê.

www.juicysantos.com.br - picanha burger estação bistrô em santos sp

Todos os dias, 20 unidades saem da cozinha do bistrô, em média. É um dos hits da casa, de acordo com o chef Júnior Monteiro.

Leva blend de queijos, bacon caramelizado e cobertura de molho barbecue de banana, com batata rústica como acompahamento.

Além desse item, o Estação Bistrô apresenta, pela primeira vez, opções vegetarianas, como o rondelli de palmito recheado de muçarela ao sugo, em que o caule do palmito substitui a massa, e a entrada ceviche de palmito, preparado com cebola roxa, banana-da-terra, pimenta dedo-de-moça, limão e pimenta cambuci.

Uma das grandes estrelas do bistrô, a costelinha suína, era servida apenas às quintas-feiras e sempre esgotava. Agora, ela entra para o cardápio fixo servida com geleia de goiaba e toque de pimenta jalapeño, com legumes tostados.

O filé-mignon na crosta de café, que teve edição limitada durante o Festival do Café, ganhou a companhia de fetuccine com redução da bebida, mas sem um gosto adocicado, garante o chef.

www.juicysantos.com.br - estação bistrô no valongo em santos spFoto: Francisco Arrais – Prefeitura de Santos

Pratos com peixe

O Estação Bistrô também continuará a ser uma referência quando se fala em comer frutos do mar no Centro de Santos.

Com a ideia de valorizar a cozinha regional e os pescados, estarão na lista de ingredientes os peixes não-convencionais (chamados penacos), como peixe-galo, que não tem espinha; caratinga, cuja carne lembra a do dourado, e peixe-espada, de sabor fino e delicado. Além disso, claro, não poderia faltar a meca santista na lista, prato turístico da cidade.

Sobremesas do Estação Bistrô

Mil-folhas Romeu e Julieta, folhado com goiabada cascão e creme de queijo, finalizado com açúcar de confeiteiro chegam para agradar às formigas de plantão. Esses pratos se juntam aos já clássicos petit gateau, creme de papai e mousse de chocolate e café com picolé de banana.

Vale a pena experimentar o Estação Bistrô?

Sim, com certeza! Nós recomendamos, pois é um lugar cheio de charme e com comida que deixa a gente feliz.

Ele existe desde 2012 e o Juicy Santos fez uma matéria à época da inauguração do primeiro restaurante-escola da Baixada Santista. Os alunos que trabalham lá estudam na Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Os pratos custam, em média, R$ 30, o que é bem compatível com o mercado da cidade.

Nossa única dica adicional é: chegue cedo para o almoço! A galera que trabalha no Centro gosta muito de lá, os turistas também. Então, o salão costuma encher logo.

www.juicysantos.com.br - estação bistrô

Fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 2, Valongo, e funciona de terça a domingo, das 11h30 às 15 horas.