Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Santos Paladares: livro retrata a cena da atual gastronomia em Santos

Aqui no Juicy Santos sabemos que você ama uma novidade quando se trata de gastronomia em Santos. O que tem pra comer? é uma pergunta que a gente não se  cansa de responder aqui nos posts e também no nosso Instagram.

Por isso, a dica desta matéria vai para quem, assim como nós, quer matar a fome de conteúdo incrível.

Santos Paladares é um projeto dos jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes, juntamente com o fotógrafo Alexsander Ferraz, que retrata a cena de bares e restaurantes em Santos com uma narrativa cuidadosa e cheia de bossa.

Mais de 70 chefs e empreendedores de Santos, como Dario Costa, Netão, Americo Junior (Babbo Américo), Maísa Campos, Bia Salles, Kátia Lopes, Daniel Stucchi e muitos outros contam suas histórias na obra.

www.juicysantos.com.br - livro santos paladares

Registro para a posteridade

A publicação traz esses personagens em momentos descontraídos, bem diferentes do ritmo alucinante das cozinhas e balcões. Além disso, Santos Paladares destaca pratos e drinques que já viraram clássicos instantâneos e ficaram na memória – e nos paladares – de quem ama comida!

“O livro surgiu com a ideia de homenagear e jogar luz nestas pessoas que, muitas vezes, estão nos bastidores, mas são essenciais para essa efervescência da cena gastronômica santista”, explica Brígido. 

Cerca de 50 estabelecimentos santistas, dos restaurantes mais tradicionais, como Babbo Américo, Cantina Di Lucca, Almeida e Café Carioca, aos bares descolados, como Hideout, Arapuka e Baraçaí, passando por novos ícones santistas, como o Madê, CeSTÚ, Lorient, Garni e Revo, ganham as páginas da obra.

www.juicysantos.com.br - livro santos paladares

Além de conhecer um pouco mais sobre cada um desses chefs e empresários, os leitores ainda terão acesso privilegiado a receitas famosas dos chefs e bartenders locais, com fotos que provocam os sentidos.

Sim, você leu direito: são 30 receitas, entre comidas e drinques, incluindo ícones da culinária caiçara e pratos autorais de menus de sucesso na Cidade, pra você se inspirar e fazer em casa.

www.juicysantos.com.br - livro santos paladares

“É um retrato deste momento da cena gastronômica em que Santos tem se destacado com nomes de relevância nacional e também um passeio pela tradição, por aquilo que alicerçou, que foi a base dessa conquista”, ressalta Fernanda.

O livro traz, ainda, textos que descrevem a evolução da cena gastronômica santista, as influências caiçara e dos imigrantes na culinária local e curiosidades e receitas de ícones como o pão de cará, além de crônicas sobre comida dos dois jornalistas.

Os autores de Santos Paladares

Diego Brígido cobre gastronomia na Baixada Santista desde 2015 e mantém, desde 2018, uma versão de guia de bares e restaurantes na Baixada Santista.

Fernanda Lopes é jornalista e também formada em Gastronomia. Ela pesquisa e escreve sobre o assunto há 15 anos, documentando tudo o que acontece nesse universo na região por meio da coluna Boa Mesa, do Grupo Tribuna. Fernanda também fez a curadoria das receitas do fotolivro Santos Paladares.

Alexsander Ferraz, o cara por trás das imagens que vão fazer você comer com os olhos, descobriu que “levava jeito” para fotos gastronômicas ainda estagiário do jornal O Estado de S. Paulo. É o parceiro de Fernanda nas pautas sobre o assunto na Baixada Santista. Por isso, desenvolveu um olhar e uma sensibilidade únicos para esses registros.

“A fotografia gastronômica exige cuidado, tanto com a produção da mesa, disposição do alimento, como da iluminação, que pode valorizar ou destruir uma receita”, avalia Ferraz. 

www.juicysantos.com.br - livro santos paladares

Gostou do livro Santos Paladares? Você pode comprar seu exemplar na Realejo Livros, por R$ 89,90. Parte da arrecadação com a venda dos livros será revertida para o Lar Espírita Mensageiros da Luz, que atende gratuitamente, em regime de abrigo, pessoas com paralisia cerebral.

Na sexta-feira, 15 de dezembro, os três autores estarão na Rua Marechal Deodoro, 6, Gonzaga para uma noite de autógrafos aberta ao público, a partir das 19 horas.

O projeto tem patrocínio da Miramar Construtora, do Grupo Mendes, e CB Autos Honda, com apoio cultural do Laboratório Cellula Mater, Santos Convention & Visitors Bureau, Laticínios Marcelo e Lyon Gastronomia Afetiva.