Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Tudo sobre a Rua Gastronômica de Santos: o que mudou na Tolentino?

  • 2
    Shares

A Tolentino Filgueiras é a Rua Gastronômica de Santos.

Isso você já deve saber, né? Afinal, nela estão concentrados boa parte dos restaurantes do Gonzaga e alguns dos preferidos dos santistas. Acontece que a rua de fato ganhou da Prefeitura o status de gastronômica. E, por isso, em fevereiro, uma reforma e remodelação tiveram início por lá.

www.juicysantos.com.br - tolentino filgueiras rua gastronômica de santos

O que muda na Rua Gastronômica de Santos

Em resumo, a ideia é dar uma identidade própria à via. E, deste modo, atrair mais turistas e movimento. Algo como acontece na Santa Felicidade, em Curitiba e na Visconde de Taunay, em Joinville, por exemplo.

Por aqui, as novidades já ganharam registro no nosso Instagram. Mas os posts ainda não mostram tudo o que tem a Rua Gastronômica de Santos. Em três quadras e cerca de 400 metros de extensão, a nova Tolentino tem decoração temática desde os postes até as faixas de pedestres. Além disso, também conta com:

  • Nova pavimentação e calçada – agora com mosaico e parte em concreto para garantir acessibilidade;
  • Espaços de convivência com bancos, lixeiras e floreiras personalizados;
  • Reforço na iluminação, com 34 novas luminárias;

Tanto os postes quanto as faixas foram pintados pelo artista local Erico Bomfim.

De acordo com ele, as pinturas têm leituras diferentes por quem passa pela calçada e pelo meio da rua. De carro, a visão será de ondas com variações de cor. Já passando pela calçada, os elementos remeterão a ingredientes que fazem sucesso entre os santistas. Algumas das artes foram estrategicamente pensadas para fazer aquela selfie maneira.

www.juicysantos.com.br - arte de rua em santos rua gastronômica rua tolentino filgueiras erico bomfim artista

O investimento para a obra foi de cerca de R$ 2 milhões. De acordo com a divulgação, o valor foi viabilizado por meio de medidas compensatórias, firmadas com a Ageo Terminais em troca da instalação de um terminal portuário na Ilha Barnabé, na Área Continental.

O que comer na Rua Gastronômica de Santos

Você nunca deu um rolê pela Tolentino Filgueiras ou não lembra o que comer na Rua Gastronômica de Santos? No total, são 14 restaurantes nas três quadras entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa.

E dá para se deliciar com as mais variadas comidas por lá, desde pratos brasileiros até a gastronomia internacional. Tem pizzaria, cantina italiana, hamburgueria, choperia, empório e também comida mexicana, chinesa e japonesa.

www.juicysantos.com.br - ravioli di lucca

Se você é indeciso e vai ficar horas andando pela rua sem saber o que comer, segue a lista dos restaurantes para você conferir antes de sair:

Além da Tolentino, existem vários outros locais que reúnem diversas opções de restaurantes em Santos. No próprio Gonzaga, é possível encontrar outros endereços, na Ponta Praia e em outros bairros também. Mas em nenhuma outra rua há tantas opções.

Todas as novidades da Rua Gastronômica de Santos estarão disponíveis para o público a partir de agora. Se você passar por lá, lembre-se de fazer uma foto e usar a hashtag #juicysantos no Instagram.

E conta pra gente: qual é o seu restaurante preferido dessa lista?