Mar e memória: livro de receitas resgata culinária caiçara
Um resgate da memória dos sabores caiçaras e o melho: de forma democrática, sustentável e acessível para todos. Essa é a proposta do livro Culinária Caiçara – Histórias e Receitas da Baixada Santista, uma verdadeira jornada pelas tradições, histórias e pratos que definem a identidade local. A obra reúne as dicas de cozinheiras e cozinheiros das comunidades pesqueiras da região, sob a mentoria do renomado chef Dário Costa.
Saberes que atravessam gerações
O livro vai além de uma simples coletânea de receitas. Ele é um verdadeiro tributo à cultura caiçara, celebrando a força da pesca artesanal e a sabedoria que atravessa gerações. O projeto se estruturou a partir de análises, entrevistas e vivências nas comunidades pesqueiras.
Após seis etapas, envolvendo a análise dos registros de desembarque pesqueiro, entrevistas com as cozinheiras e cozinheiros, pesquisa da história dos pontos de desembarque, execução das receitas escolhidas, seleção dos participantes por lideranças comunitárias e mentoria com o chef Dário Costa, resultou em um material riquíssimo que fortalece o legado da pesca artesanal no litoral de São Paulo.
“Ao reunir os saberes dessas incríveis cozinheiras e cozinheiros, damos voz a histórias que atravessam gerações e celebramos a força da pesca artesanal”, destaca Demetrio Magalhães, CEO da Edge, empresa do Grupo Cosan, que realizou o projeto de impacto social em parceria com a consultoria Tetra Mais.
A obra apresenta 14 receitas protagonizadas por 11 cozinheiras e cozinheiros das comunidades de Ilha Diana e Monte Cabrão (Santos), Sítio Conceiçãozinha (Guarujá), Vila dos Pescadores (Cubatão) e Rua Japão (São Vicente).
Entre os pratos, estão verdadeiros tesouros da gastronomia local, como:
- Filé de Parati ao Molho de Camarão
- Azul Marinho com Purê de Banana Verde
- Vinagrete de Marisco, Marisco ao Leite de Coco
- Lambe-lambe, Marisco no Paletó
- Camarão na Moranga
- Tainha Recheada
- Peixe à Escabeche
- Peixe com Banana Verde
- Carne Seca com Banana Verde
- Peixe Empanado com Molho de Camarão
- Moqueca de Peixe com Pirão
- Caranguejo com Caldo com Farofa de Cuscuz.
O livro também destaca os pescados mais capturados e comercializados na região, como caranguejo uçá, corvina, parati, camarão-branco, tainha, siri, marisco-do-mangue e robalo flecha, além de detalhar os costumes alimentares locais.
Após a compilação das receitas, as cozinheiras e cozinheiros reproduziram os pratos na cozinha profissional do restaurante Madê.
Curtiu? Mergulhe nessa experiência gastronômica e baixe a publicação em formato digital aqui.