Clique aqui e confira também nosso tema da semana

História do Bar Heinz

O simples fato de um bar existir há mais de 50 anos em uma cidade onde a maioria de seus concorrentes abrem e fecham ininterruptamente (numa velocidade impressionante) deve ter algum significado!

A referência número 1 da casa, aquela que todos se lembram assim que ouvem o nome “Heinz”, é o chopp. O precioso líquido é consumido tão vorazmente em suas mesas que a casa chega a servir quase 10 mil litros por mês.

O chopp do Heinz é servido – sempre – na temperatura de 1 grau centígrado, cremoso, em uma taça fininha e bonita chamada Trianon, após passar por uma serpentina de 200 metros.

Sugestões para você

Mas até ele chegar até aqui foi uma longa história, que começou na segunda guerra mundial. Em 1939 que o navio alemão Windhuk parou no cais de Santos com mais de 200 tripulantes, fugindo de um cerco naval inglês e ali permaneceu numa quarentena que durou anos.

Quando o Brasil entrou na guerra, em 1942, muitos desses alemães já estavam integrados à cidade. E um deles era Karl-Heinz Misfeld que, anos depois, com a ajuda do amigo e, pouco depois, sócio, José Anastácio dos Santos, montou o Heinz. O bar foi inaugurado em 1960, completando seu meio século em 2010.

 O cardápio oferece porções e pratos alemães, sempre com produtos de primeira qualidade e muita fartura, além de alguns pratos brasileiros servidos – também no mesmo nível de qualidade.

Do lado alemão, você pode se acabar no kassler, no joelho de porco, no lombo com batatas, nos salsichões, nas porções de gorgonzola e parmesão, nas tábuas de frios ou nos canapés, sem se esquecer do Steinheger para acompanhar os chopps que, claro, serão muitos.

Do lado mais abrasileirado do cardápio, mergulhe nos caranguejos e nos mariscos, ambos servidos aos finais de semana.

Os proprietários originais já faleceram, mas alguns antigos clientes estão todos lá e contam suas histórias com a sensação de que aconteceram ontem. Quem também continua na casa são os garçons. Alguns estão ali há décadas, como José Bernardino, o seu Zé, que está lá quase desde a inauguração do bar.

Heinz Bar
Rua Doutor Lincoln Feliciano, 118
Boqueirão – Santos / SP
Tel (13) 3286-1875.

Horários:
Segunda a partir das 17h, Terça a Domingo a partir das 12h.

– – –

E você curte o Heinz?