Harmonização de cerveja de frente pro mar no Quiosque Burgman
Se a palavra harmonização te remete a vinhos, chegou a hora de deixar o conservadorismo de lado e viver novas experiências.
Temperos e receitas também podem ter um casamento perfeito com cervejas. Sim, deixe aquela cervejinha gelada que você ama te guiar em uma viagem cheia de explosões de sabores e sensações diferentes.
E onde tem harmonização de cerveja em Santos?
A gente te conta: ali no Canal 4, exatamente no Quiosque Burgman.
A combinação entre as cervejas e os pratos disponíveis no menu da casa são feitas sob a orientação da beer sommelière Regina Santucci. É só pedir ajuda que ela vai até a mesa, explica as diferenças de cada bebida e como cada uma funciona em contato com as porções disponíveis no menu.
Para quem ainda não conhece todas as opções de chopp do quiosque, indicamos a degustação orientada
“Dentro dos parâmetros de gastronomia, a gente tem os conceitos de semelhança, contraste e complementação, ou seja, as diretrizes de harmonização. Eu explico isso para os clientes dentro das nossas opções de pratos”.
Regina observa que, depois das explicações e de comprovar como funciona a harmonização entre comida e cerveja, a galera sempre volta para ensinar para os amigos.
E é exatamente isso que vamos fazer: nós provamos a harmonização de cerveja do Quiosque Burgman com os 5 pratos mais pedidos, olha só que delícia:
Batata Burgman
Batata frita com cheddar, catupiry, mussarela gratinada, bacon e alho. Só pela foto já dá para imaginar o tamanho da delícia, né?
Pois bem, como são muitas informações diferentes de sabores, Regina indica a Lager ou a Ipa Hop para acompanhar. Por ser mais leve (4,5% de álcool), a primeira opção combina bem com todos os sabores do prato e já é mais conhecida da galera. Já a segunda pedida vem mais cítrica, bem puxada para o amargo no final. Isso faz com que a gordura seja cortada no paladar e o teor de álcool (6%) também trabalha nesse sentido.
Nossa opinião: as duas cervejas são ótimas, mas a combinação com a Ipa Hop ressaltou o sabor de cada queijo e deixou o paladar mais limpo ao fim de cada garfada, para vivermos a emoção novamente.
Buffalo Wings
Para acompanhar as asinhas de frango apimentadas (você pode escolher o nível da pimenta) e fritas, existem duas possibilidades: realçar ou diminuir o sabor da pimenta – o que é ótimo para casais ou grupos, porque, se cada um tem uma preferência, basta pedir o tempero moderado e a bebida de acordo com o gosto.
Para realçar a pimenta, as indicações são a Cosmonauta, puxada para amêndoas, com o final mais amargo; a Casa Nova, que recebe adicional de lúpulo e, por isso, tem o sabor mais amargo; e novamente a Ipa Hop.
Já quem quer amenizar a sensação de ardência deve ir de Red. Por conta de sua base mais maltada, a cerveja vermelha tem um sabor caramelizado e ajuda a cortar a pimenta.
Nossa opinião: Nós pedimos a pimenta no nível 3. Sem a cerveja, a ardência estava perfeita, mas com as opções que realçam a sensação ficou mais forte e prolongada. Por isso, preferimos a Red, que diminuiu o tempo de ardência na boca.
Fish n’ Fries
Esse peixe com crosta crocante chega à mesa acompanhado de fritas e maionese de limão. Uma observação da equipe Juicy Santos: estamos falando da melhor maionese da história!
Você pode o escolher a Casa Nova que é mais cítrica e vai dar um brilho ainda maior ao sabor da maionese ou a Weiss, que é mais ácida e também dá um up na maionese (de uma maneira diferente). As duas cervejas funcionam como um tempero extra do prato, complementando os sabores.
Nossa opinião: Ambas ficaram maravilhosas e foi difícil escolher. Mas, como o sabor do limão na maionese estava incrível, a primeira opção deu uma realçada maior e se tornou favorita por 0,5 de diferença!
Iscas à parmegiana
Para consumir com a carne empanada com mussarela gratinada, molho de tomate e fritas, Regina indica a Red, que age por semelhança com o molho de tomate, e a Cosmonauta, que trabalha bem com a carne.
Nossa opinião: a Red! Não houve dúvidas nesse caso, porque conseguimos sentir todos os sabores com a primeira cerveja, enquanto a segunda destacou a carne e acabou apagando alguns temperos.
Hamburgman (incluindo opção vegana!)
A casa trabalha com hambúrguer de carne, uma opção vegetariana e uma vegana. Pedimos a vegana, feita com soja defumada com sabor calabresa, mandioqueijo, rúcula e batata rústica. No caso vegano, a melhor cerveja é a Red; para quem for de carne, a harmonização mais tradicional é com a Ipa Hop, que vai bem com todos os sabores dos ingredientes ou as cervejas mais escuras da casa, que combinam com a caramelização da carne.
Nossa opinião: provamos a opção vegana e você, mesmo que não seja vegano, deveria fazer isso também. É maravilhoso e um dos melhores casamentos entre cerveja e prato.
Para te convencer em definitivo, outra foto:
Vale dizer que todas as porções servem bem umas duas pessoas com fome ou três que só queiram petiscar.
Vai lá!
Ficou com vontade de combinar cerveja e comida com um visual incrível de frente pro mar? Então pode ir ao Quiosque Burgman.
A casa funciona diariamente e é 24 horas. Você encontra a sommelière Regina Santucci por lá diariamente, das 17 às 23 horas, com exceção das terças-feiras .
O Quiosque Burgman fica próximo da mureta do canal 4 na praia, do lado do CPE.