Doces com banana em Santos: a lista definitiva
Ba-ba-ba-ba-ba-na-na
Ba-ba-ba-ba-ba-na-na
Banana-ah-ah
Para quem é apaixonado por banana, a música dos Minions não é uma irritação, e sim um hino à fruta mais tropical de todas. Aliás, é quase uma canção de amor, né?
Brincadeiras à parte, a banana é uma das frutas mais populares no Brasil. E, por isso, acaba não sendo tão comum nos doces do que o morango, por exemplo. Pois muita gente não a enxerga como glamourosa. Um engano, afinal banana é boa frita, crua ou cozida, no doce ou no salgado, na farofa e até com feijão e arroz.
Prova disso é que existe uma ótima variedade de doces com banana em Santos em diversos restaurantes da cidade e eles são simplesmente MARAVILHOSAS.
Se você, assim como nós, se amarra em banana, vai precisar conhecer todas as opções dessa lista. E se acha que banana é fruta para comer em casa, precisa passar em alguns endereços e rever esse pensamento.
Doces com banana em Santos: o Juicy Santos selecionou 11
1. Banoffee, no Doces do João
Sobre a sobremesa: torta de banana, doce de leite, chantilly e canela
Onde: Rua Alexandre Martins, 228, Aparecida
2. Banoffee, no Madê Cozinha Autoral
Sobre a sobremesa: também segue a receita tradicional
Onde: Rua Minas Gerais, 93, Boqueirão
3. Banoffee, no Ao Chopp do Gonzaga
Sobre a sobremesa: a torta acompanha sorvete de canela
Onde: Av. Ana Costa, 510/512, Gonzaga
Imagem: Reprodução/Doces do João
4. Crumble de banana, no Original Co.
Sobre a sobremesa: o clássico que vinha com maçã agora foi repaginado e ganhou a fruta mais querida de todo mundo entre seus ingredientes
Onde: Rua Azevedo Sodré, 114, Gonzaga
5. Pizza de banana, na Graminha
Sobre a sobremesa: são duas opções, a primeira de banana com açúcar e canela e a segunda, com chocolate. Portanto, tem pra todos os gostos
Onde: Rua Torres Homem, 60, Boqueirão
Imagem: Reprodução/Madalena Brigadeiros
6. Banoffe à moda, na Madalena Brigadeiros
Sobre a sobremesa: Já que estamos falando de uma brigaderia, a tradicional receita ganha massa de bolacha + brigadeiro de doce de leite + banana + ganache. Assim vocês matam a gente de amor!
Onde: Rua Machado de Assis, 316, Boqueirão
7. Banana split, na Tottene Gelateria
Sobre a sobremesa: em resumo, é o sorvete da Tottene envolto de banana e muita calda. Uma tradição que a gente, claro, respeita muito.
Onde: praça de alimentação do Praiamar Shopping, Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida
8. Torta de banana, no Sevilha
Sobre a sobremesa: não dá pra ter uma lista de doces com banana em Santos sem citar a referência caiçara para tudo o que leva banana nessa vida. Só comendo pra saber o que é a massa podre cheia de banana e açúcar
Onde: Av. Ana Costa, 460, Gonzaga
9. Mini folhado de banana, na Leiria
Sobre a sobremesa: o mil folhas francês ganha um twist brasileiro com a banana. E nós adoramos!
Onde: Av. Bernadino de Campos, 158, Campo Grande e R. Dr. Galeão Carvalhal, 34, Gonzaga
10. Bolo de banana, na Dona Flor
Sobre a sobremesa: aquele bolo suave e fofo na massa, com banana caramelada molhadinha, é uma das especialidades da cafeteria. Perfeito pra acompanhar o café da tarde.
Onde: Rua Oswaldo Cruz, 363, Boqueirão
11. Crepe Bartolomeu, na Creperia da Praia
Sobre a sobremesa: esse crepe leva banana, mel e canela. O da foto é o Fortunato, com banana e chocolate. Dá pra pedir o pequeno pra comer sozinho ou o grande, pra dividir com o crush
Onde: Av. Washington Luiz, 570, Gonzaga e Av. General San Martin, 138, Ponta da Praia
Santos e a cultura da banana
Uma curiosidade que o Memória Santista traz pra nós: a banana sempre foi muito importante pra economia de Santos e de toda a nossa região. No século XIX e início do século XX, havia plantações da fruta na Baixada Santista e as exportações se concentravam no Porto de Santos.
O complexo educacional Escolástica Rosa, por exemplo, foi construído com dinheiro de… bananas. Sim, João Octávio dos Santos (filho bastardo de João Octávio Nébias – pai do famoso Conselheiro Nébias – com sua escrava, Escholástica Rosa de Oliveira) mandou construir o instituto a partir de sua fortuna ganha com a venda de banana. O objetivo sempre foi dar educação técnica gratuita aos jovens de baixa renda em Santos.
Outra referência história importante que envolve a banana é a fábrica de A Leoneza. Essa manufatura fundada em 1904 levou o nome de Santos pelo mundo com os doces “Banana Santista”, “Banana Marrom com Estanhola” e o “Bombom de Banana”.
E você, fã de banana, onde fica sua iguaria favorita? Conta pra gente aqui e dê a dica pros leitores do Juicy Santos.