Como é feita a massa artesanal do Babbo Americo
São 1.200 kg de farinha. E nada menos do que 11.500 ovos utilizados por mês.
Quando o prato chega à mesa ou à casa do cliente, ele provavelmente nem imagina os bastidores da produção da massa artesanal da cantina Babbo Americo, uma das mais amadas e conhecidas de Santos.
Passamos uma manhã no restaurante conhecendo o processo por trás desse verdadeiro segredo gastronômico santista pra contar aqui no Juicy Santos.
Pra começar: quase 100% das massas são produzidas lá mesmo, com exceção das integrais e sem glúten. Isso porque esses tipos exigem um local separado para evitar contaminação, então a casa prefere se concentrar nos outros itens do cardápio.
A receita permanece a mesma desde que o restaurante iniciou suas atividades, em 1967 . Apenas um detalhe mudou nos últimos anos: a adição da semolina (que agora representa entre 25% e 30% da massa), a parte nobre do trigo, para melhorar a textura.
Menu de delícias
Se você pedir uma dessas massas, pode ter certeza que ela foi preparada pela equipe da cantina: nhoque de batata (com e sem recheio) e de mandioquinha, talharim, espaguete, penne, capeletti recheado com carne, ravioli recheado com espinafre e ricota, capeletti a baronesa (com queijo brie e damasco), agnolotti (com figo e gruyére), ravioli mezza luna (recheado com tomate seco e muçarela de búfala), ravioli verde à base de espinafre (recheado com ricota, nozes e passas), tortelini verde (recheado de ricota com espinafre), caneloni (de carne e quatro queijos), rondeli de queijo e presunto e mais 6 tipos diferentes de lasanha.
Leia também
O pão mais famoso de Santos
Pizza de champignon do Babbo Americo
E essa manufatura acontece quase que diariamente. Há um escalonamento para a produção para que a massa esteja sempre fresca. Assim, o estoque é renovado mais ou menos a cada 3 dias.
Uma máquina de corte faz massas finas, como espaguete, talharim e penne. Já aquelas recheadas ganham forma a partir das mãos dos masseiros da Babbo Americo.
Mãos que criam
A equipe conta com 9 pessoas fixas que trabalham das 7 ao meio-dia para fazer a mágica acontecer. Entre os funcionários, estão 3 masseiros, categoria incluída recentemente ao time da cantina, ou seja, eles ficam absolutamente responsáveis por todos os aspectos da massa, desde sua produção até o armazenamento e o estoque.
Os truques para guardar as massas, aliás, têm tanta importância quanto o seu preparo.
Depois de prontas, elas são porcionadas, pré-cozidas e seladas à vácuo, etiquetadas e separadas por lote.
Esse processo agiliza a finalização dos pratos e, por consequência, seu pedido.
É exatamente por esse motivo que o capeletti ao sugo chega rapidinho pra matar sua fome…
Vai lá
Para experimentar essas massas feitas com amor: a cantina Babbo Américo fica na Av. Ana Costa, 404, Gonzaga. Peça em casa: (13) 3284-5999 ou pelo iFood.