Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Merlô Vinho e Bossa, um lugar para amantes do vinho em Santos

No meio da rua onde os carros não entram no Gonzaga, um quintal esconde um dos segredos mais bem guardados da cidade. Nos fundos de uma casa, um lugar idílico faz o tempo parar. O Merlô Vinho e Bossa se revela para quem abre seus olhos, ouvidos e paladar e concorda em mergulhar em uma experiência sensorial única. Entre os amantes do vinho em Santos, a casa fez sua fama e, agora, reforça sua vocação de local surpreendente para a temporada 2023.

Entre sabores, aromas e sensações

A história do Merlô Vinho e Bossa não começa em Santos, e sim na África do Sul. Em uma viagem de intercâmbio, em 2009, Rafael Cursino e Ana Luisa Mancuso se apaixoaram pelos vinhos modernos e leves de lá. Estava plantada a semente do projeto que viria a desaguar em Santos 13 anos depois. Cada vez mais apaixonados pela enologia e, em especial, pelas variedades naturais, o casal buscou formatos de negócios que pudessem ter a cara de uma cidade de praia.

www.juicysantos.com.br - Merlô Vinho e Bossa, um lugar para amantes do vinho em Santos

Afinal de contas, a gente não costuma associar vinho com um lugar quente como Santos. Mas é justamente isso que o Merlô vem desmistificar.

Aberta no primeiro semestre de 2022, a casa vem para mostrar que o consumo de vinhos pode – e deve – ser democrático, despojado e leve. Nada de ambientes sisudos e regras a serem seguidas. O que importa no Merlô é se deixar viver a experiência.

www.juicysantos.com.br - Merlô Vinho e Bossa, um lugar para amantes do vinho em Santos

Conhecendo o Merlô Vinho & Bossa

Adentrando o pequeno quintal da casa, entre as plantas, você encontra o charmoso bar de vinhos. A curadoria traz vinhos nacionais e internacionais, em sua maioria naturais.

Dá para tomar seu vinho lá mesmo ou então levar para casa.

A trilha sonora no Merlô faz o clima ficar ainda mais gostoso. O cardápio musical harmoniza sempre com o que vai nas taças – seja blues, samba, jazz ou MPB.

www.juicysantos.com.br - Merlô Vinho e Bossa, um lugar para amantes do vinho em Santos

Saravá, o primeiro vinho autoral do Merlô

Em novembro de 2022, o Merlô estreou sua marca própria com o Saravá. O primeiro rótulo autoral é um vinho nacional natural e vegano da variedade laranja.

Leve e perfeito para um pós-praia ou almoço entre amigos, o Saravá representa uma parte da diversidade cultural brasileira, traduzida em uma bebida fresca e fácil de tomar.

Sem sulfito, com leveduras selvagens e sem nenhum tipo de insumo enológico, o lançamento do Merlô expressa toda a força da natureza e as características de seu terroir brasileiro.

O nome do vinho não poderia ser mais apropriado: a interjeição, usada como forma de saudação, quer dizer “bem-vindo”. Tem o significado de “salve”, proveniente da palavra portuguesa “salvar”. Os negros escravizados no Brasil tinham dificuldade em pronunciar e diziam “salavar”. Sob a influência da fonologia africana no idioma português, passou a se falar “saravá”. Além disso, ao longo da história, Saravá evoluiu para o sentido de “SALVE SUA FORÇA”, da força de Deus e da natureza.

www.juicysantos.com.br - vinho saravá do Merlô Vinho e Bossa, um lugar para amantes do vinho em Santos

A variedade de uva é a Goethe, uva branca fruto do cruzamento entre a americana Carter e a européia Moscato de Hamburgo. O processo de vinificação segue a filosofia de mínima intervenção. As uvas foram desengaçadas a mão e maceradas por oito dias em contato com as cascas, resultando em um vinho laranja bastante frutado e aromático.

Exclusivo, o Saravá terá uma tiragem limitada à venda online ou presencialmente no Merlô (ou seja, uma ótima oportunidade para conhecer a casa!).

Vai lá!

O Merlô Vinho e Bossa fica na Rua Othon Feliciano, 10, Gonzaga (fundos).

Funciona de terça e quarta-feira, das 18 às 23 horas e às quintas, sextas-feiras e sábados, das 18 horas à meia-noite. Fique de olho no Instagram para ver a programação de atrações musicais e eventos especiais.

Reservas pelo Whatsapp: (13) 99134-3718.

Assista ao Juicycast com Rafael Cursino, do Merlô Vinho e Bossa