Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Proteger a pele no inverno em 5 passos

De acordo com a previsão do tempo, essa frente fria que estamos vivendo veio a Santos decidida a ficar. Em outras palavras, os próximos finais de semana não vão dar praia e o tempo estará ótimo para sopas, fondues e vinhos. Mas também é preciso proteger a pele no inverno.

Sim, mesmo que a galera de Curitiba diga que em Santos não faz frio, os cuidados são necessários.

Afinal, nossa pele está habituada as temperaturas mais altas, né? Durante os dias em que os termômetros marcam índices mais baixos, é normal que ela sofra com ressecamento e descamação.

Esses problemas acontecem não só por conta do frio, mas também porque a umidade do ar diminui, tornando o clima e a cútis mais seca. Além disso, transpiramos menos e os banhos ficam mais quentes, ou seja, a oleosidade natural da pele vai embora.

Porém existem formas de diminuir esse impacto e proteger a pele no inverno.

www.juicysantos.com.br - proteger a pele no inverno

Veja 5 ações simples que vão te ajudar a proteger a pele no inverno

  1. Hidratação

Mantenha cotovelos, joelhos e calcanhares (áreas que costumam ficar mais ressecadas e até rachadas) hidratados com um creme mais concentrado. Já o resto do corpo pode receber um hidratante básico.

  1. Temperatura do chuveiro

Embora o banho quente pareça ser uma das melhores partes do dia quando está frio, é preciso atenção. Porque banhos com a água pelando retiram a oleosidade natural, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite.

Em resumo: o ideal é tomar banho morno, ok?

  1. Beba bastante água

Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia não vale apenas para o verão.

Durante o inverno, nós não perdemos líquido através da transpiração, mas o nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer.

  1. Use filtro solar

Apesar de muita gente imaginar que o sol de inverno é inofensivo, não funciona bem assim.

Sim, pode-se dizer que a incidência de raios UVB fica menor, mas a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele.

  1. Umidade do ar

Se possível, use um vaporizador, umidificador ou uma bacia com água para manter o ambiente mais úmido.