Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

Como escolher a cor das lentes dos óculos e outras questões importantes

Já falamos aqui no Juicy Santos sobre a nossa paixão por óculos e os aprendizados dos últimos anos.

Foram as meninas da ótica Kliver que mais nos ensinaram sobre o assunto. Por isso, também perguntamos a elas sobre informações pra montar um guia pra quem está em dúvida entre comprar novos óculos ou trocar as lentes daqueles que já são queridinhos e peça curinga do dia-a-dia.  

Se você estiver vivendo esse dilema, leia até o fim!

Como escolher as cores das lentes dos óculos

Primeiro e mais importante, é entender que existem lentes coloridas medicinais e comuns.

As lentes medicinais devem ser recomendadas pelo oftalmologista de acordo com cada finalidade como, por exemplo, doenças oculares degenerativas como a retinose pigmentar ou problemas de visão decorrentes da diabetes. Essa ciência é tão complexa que existem estudos aplicados em pacientes disléxicos em que a lente colorida melhorou a forma com que os pacientes fazem sua leitura.

Já as lentes coloridas comuns possuem fins práticos, que se adequam às atividades do dia a dia, seja para dirigir melhor, para se recuperar de uma cirurgia, para oferecer mais contraste de visão.

Em ambos os casos, cada cor tem uma finalidade especifica em que terá uma atuação melhor. Para que você entenda melhor, nós listamos as cores mais procuradas e no que elas podem te ajudar.

Sabendo disso, existem outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher as suas lentes.

lentes-coloridas-oculos

Cores mais comuns das lentes e suas funções

Verde
Essa cor oferece conforto e um detalhe técnico bem interessante: além de lindas e charmosas, elas são muito boas para idosos. Quando a perda gradual da visão começa a acontecer, as lentes verdes aumentam um pouco o contraste, compensando a perda.

Curiosidade: se você lembrar dos Ray-Bans de antigamente, era bem comum que a maioria dos modelos fossem feitas usando lentes verdes.

Castanho
As lentes castanhas oferecem maior profundidade e contraste, principalmente nos dias em que há muita variação de luz, ou seja, dias que começam com sol e ficam nublados e vice-versa.

Muitos óculos clássicos e mais discretos, optam por esse tom por sua neutralidade.

Cinza
Essa é a cor ideal para quem vai dirigir em dias de muita neblina, uma vez que ela diminui o desconforto causado pelo excesso de cor branca e aumenta os contrastes.

Púrpura
Se você vai viver alguma experiência que proporciona maior contato com a natura, como esqui, por exemplo, essa é uma ótima pedida. As lentes púrpura ou voltadas para tons de roxo aumentam o contraste em ambientes com muito azul e verde.

Amarela
Apesar dessa cor de lente ter ficado datada e parecer ter vindo direto da década de 90, elas tem uma função: bloquear a luz azul. Por isso, são boas para uso no entardecer. Durante o dia no entanto elas promovem a perda de contraste.

Preta
A lente preta e extremamente escura geralmente é usada durante a recuperação de cirurgias oculares ou em ambientes extremamente claros.

Tipos de lentes disponíveis no mercado

steinar-engeland-109541-unsplashImagem: Steinar Engeland para Unsplash

Cristal ou mineral
São as lentes conhecidas popularmente como lentes de vidro. Essas são as lentes que não riscam com tanta facilidade e são comuns para óculos de grau – principalmente graus elevados, já que ficam mais finas.

Policarbonato
São resistentes a impactos, essas lentes são indicadas para óculos esportivos e de segurança industrial, pois tem maior resistência a quedas e choques muitas vezes inevitáveis.

Trivex e Nxt
A Trivez é usada para óculos de grau e a NXT para óculos de sol. Ambas são lentes com tratamentos fotossensíveis, ou seja, bloqueiam 100% a radiação dos raios UVA e UVB e dão mais conforto e proteção para os olhos.

Bifocal
São lentes construídas com dois pontos focais: perto e longe.

Trifocal
São lentes construídas com três pontos focais: perto, distâncias intermediárias e longe.

Multifocal e progressivas
São lentes construídas para mais de um ponto focal e com diferentes focos de visão.

dmitry-ratushny-67024-unsplashImagem: Dmitry Ratushny para Unsplash

As maiores dúvidas

Sensibilidade dos olhos claros

Segundo especialistas, os olhos claros têm maior sensibilidade e são mais suscetíveis alguns problemas.

A razão da maior sensibilidade? Quanto mais claro é o olho, menor a quantidade de melanina (proteínas de cor marrom ou preta) e como consequência a proteção diminui, uma vez que a melanina funciona como uma cortina que protege os olhos da luz.

Essa sensibilidade pode acarretar problemas como fotofobia, olhos secos e alguns outros. Mas, pode ficar calmo, é tudo muito simples de ser resolvido 🙂 Dá um play nesse vídeo e entenda melhor: 

Minha dor de cabeça é culpa das lentes dos óculos?

Dor de cabeça é um problema mega comum. Tem gente que já anda com o remédio na bolsa, pois sabe que, a qualquer momento, pode sentir esse incômodo. O que muita gente não sabe é que uma visita ao oftalmologista pode resolver o problema.

A sua dor de cabeça pode ser resultado de uma deficiência visual resolvida com um óculos de grau ou até com a utilização de óculos de sol.

Mas eu não fico bem de óculos

Essa é uma questão que o pessoal da ótica está cansado de ouvir: meu rosto não combina com óculos.

E isso não é verdade, acredite. A indústria da moda (sim, moda) sabe que muitas pessoas acham que não combinam com óculos e por isso o mercado está cheio de modelos, tamanhos e variedades de material, cores de armação e tudo o que você possa imaginar. Você só precisa ter calma e encontrar o óculos perfeito para você!

Quando eu vou à ótica, costumo fazer o teste do sorriso: coloco o óculos que gostei e dou o meu maior sorriso. Se ele não levantar com os bochechas ou encostar na sobrancelha está tudo certo. Mas, existem técnicas mais apuradas do que essa.  Nós resumimos para você não esquecer:

Rosto quadrado
Armações com cantos retangulares ou com fio de náilon.

Rosto triangular
Armações redondas, estreitas e ovais. Também devem ter a parte inferior reta e curta

Rosto redondo
Opte por armações quadradas, pois linhas retas ajudam a afinar o rosto

Rosto oval
Seja livre, seu formato de rosto casa com todas as armações

elena-cordery-114707-unsplash