Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

5 pintores contemporâneos santistas que você precisa conhecer

Santos foi o berço de grandes nomes da dramaturgia, como Plinio Marcos e abrigou mulheres que entraram para a história, como Pagu.

Quando o assunto são as artes plásticas, não é muito diferente. Benedito Calixto esteve aqui pertinho, na Baixada Santista. Gentil Garcez, Wladimir Alfaya e Frei Jesuíno do Monte Carmello também correram na nossa orla.

Hoje em dia não é muito diferente. Por isso, o Juicy Santos listou 5 pintores contemporâneos santistas que você precisa conhecer:

Mario Gruber (1927 – 2011)

mario_gruberImagem: Revista Select

Começou a pintar como autodidata, em 1943. Com 20 anos já era profissional e premiado, durante a Exposição Grupo dos 19. Aprimorou seus traços na Escola de Belas-Artes de São Paulo e, mais tarde, embarcou para a França, onde aperfeiçoou seus estudos de gravura em metal.

De volta a Santos, fundou o Clube de Gravura, mais tarde Clube de Arte, local em que marcou o iníciou de sua participação na vida artística e cultural brasileira.

Suas telas estão espalhadas em diversos museus, como Wisconsin State Museum College Union (EUA), Museu Poushkin (URSS) e Museu de Arte Brasileira (SP).

Leia também:
7 talentos incríveis da música santista
20 bandas de Santos e região que você não pode deixar de ouvir

Paulo Consentino

Paulo ConsentinoMural em Barcelona/Facebook

As obras do Paulo dispensam apresentações!

Quem nunca passou pelos muros externos do Centro de Treinamento Rei Pelé (ali na Francisco Manuel, Jabaquara) e admirou as pinturas dos jogadores lendários do time? É, talvez você não soubesse, mas são artes dele. Assim como alguns murais na Europa, Ásia e diversos cantos do Brasil.

O cara espalhou, e ainda espalha, um pouquinho de Santo pelo mundo e nós amamos <3 .

Erica Gropp Colen 

Erica Colen

Nós já falamos do trabalho da Erica por aqui. Ela estudou artes plásticas, mas ao fim da faculdade acabou seguindo outro caminho. Anos depois, durante um problema de saúde de sua mãe, acabou encontrando nos esboços, feitos ao lado do leito do A.C Camargo, uma válvula de escape, para ambas.

Atualmente, sua mãe esta bem, e as obras dela viajam o mundo em exposições. Todas com guarda-sóis, peixes ou algo que simbolizem a nossa cidade.

Renato de Lone

www.juicysantos.com.br - renato de lone artista de santosAteliê do artista/Facebook

Apaixonado pelo desenho desde cedo, Renato é autodidata. Suas obras são influenciadas por nomes com Salvador Dali e Andy Warhol, no entanto os traços são  singulares.

Utiliza tintas em tela umedecida (base do aquarela), aliadas ao traço irregulares na cor preta e manchas, também irregulares. Seu acervo esteve na Galeria de Arte Braz Cubas, na exposição intitulada Amores Urbanos.

Luciana Futuro

Luciana FuturoCanal 3/Facebook

Diz que, aos sete anos, ganhou o melhor presente do Mundo, tintas, pincéis e tela, o que deu a ela o Mundo. O acervo tem diversas temáticas, entre elas: A Amazônia, Bahia, café, mulheres do Brasil e, é claro, a cidade de Santos.

Sua galeria fica na Rua Minas Gerais, 83. Todos os trabalhos da artista ficam expostos, às quartas-feiras, das 15 às 20 horas.