Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Melhores filmes de 2012 no Cine Roxy

Perdeu algum filme imperdível no ano passado?

Uma boa chance para ver (ou rever) as melhores produções de 2012 é o Festival Sesc Melhores Filmes, que começa amanhã no Cine Roxy do Pátio Iporanga, em Santos.

A programação é bem variada – vai desde títulos cult, como Holy Motors, até blockbusters, como 007 – Operação Skyfall (foto).

007 skyfall melhores filmes de 2012

Amanhã acontece a abertura do evento, com exibição de Tropicália (sessão especial gratuita para convidados), e a programação recomeça de 19 a 28 de abril, dez dias seguidos, sempre às 19 e 21 horas.

Os preços são amigos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia). Matriculados no comércio pelo Sesc não pagam. A venda de ingressos já começou na bilheteria do local.

Veja a programação completa dos melhores filmes de 2012 no Cine Roxy:

03/04 (quarta) – ABERTURA (gratuita para convidados)
Às 20h
Tropicália (35 mm)
Brasil, 2012 | 82 min.

Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Arnaldo Baptista e Rita Lee misturaram tradições populares às novidades internacionais criando o Tropicalismo, movimento que abalou as estruturas da música popular brasileira, influenciando várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas canções do período, o documentário dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil.

19/04 (sexta)
19h
Febre do Rato (35 mm)
Brasil, 2011 | 110 min.

“Febre do rato” é uma expressão popular típica do Nordeste brasileiro, para definir alguém que está fora de controle. É assim que Zizo, poeta inconformado e anarquista do Recife, denomina seu tabloide, publicado às próprias custas. Ele vive entre seus brados pela cidade, a boemia com os amigos e os prazeres do sexo com as amantes. Às voltas com seu universo particular, Zizo um dia se depara com Eneida, a musa perfeita, que põe ainda mais fogo em suas inquietações. A partir dessa nova paixão, todas as convicções de Zizo parecem ruir, num mundo que recusa ao artista o seu lugar.

Não recomendado para menores de 18 anos.

21h
A Separação (35 mm)
Irã, 2011 | 123 min.

Simin pede o divórcio de Nader a fim de se transferir para o exterior e sair da realidade opressiva do Irã. Mas Nader recusa – ele tem que permanecer no país para cuidar do pai, que tem Alzheimer. Determinada, Simin se separa à revelia e vai morar com a mãe, enquanto sua filha Termeh passa a morar com o pai. Nesse meio tempo, Nader contrata Razieh como empregada para que cuide de seu pai. Desempregado, o marido de Razieh não pode saber que a esposa trabalha. A partir de um incidente, um grave conflito se estabelece, desvendando a realidade judiciária e as contradições sociais e religiosas do Irã.

Não recomendado para menores de 12 anos.

20/04 (sábado)
19h
O Homem que Não Dormia (35 mm)
Brasil, 2011 | 98 min.

Numa mesma noite, cinco pessoas de uma cidadezinha do interior são acometidas pelo mesmo pesadelo: um homem sinistro e seu tesouro enterrado. Com a chegada de um peregrino, o vilarejo é arrebatado da rotina medíocre e os personagens são lançados num vórtice de acontecimentos insólitos. A verdade de cada um será então trazida à luz, libertando-os do jugo perverso das hipocrisias, medos e doenças, compelindo-os a assumirem as rédeas de seus destinos e reescreverem suas vidas.

Não recomendado para menores de 18 anos.

21h
Intocáveis (35 mm)
França, 2011 | 112 min.

Intocáveis - melhores filmes de 2013 no Cine Roxy

Em Paris, Philippe, um aristocrata, contrata um jovem africano, Driss, para ser o seu cuidador após um acidente de parapente que o deixou tetraplégico. Após um período de adaptação de uma semana, em que as diferenças sociais e de personalidade parecem ser um grande obstáculo, Driss assume de vez o trabalho. Surge entre eles uma improvável amizade.

Não recomendado para menores de 14 anos.

21/04 (domingo)
19h
Era uma Vez Eu, Verônica (35 mm)
Brasil, 2012 | 90 min.

Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passa por um momento de reflexão e incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, mas também suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida. Ela mora com o pai doente e trabalha no ambulatório de um hospital público, onde dezenas de pacientes, além de buscar remédio, vão atrás de explicações para suas angústias. Com a ajuda de um gravador, Verônica reproduz suas incertezas e questionamentos. O sexo é uma das válvulas de escape para seu cansaço físico e mental.

Não recomendado para menores de 16 anos.

21h
Fausto (35 mm)
Rússia, 2011 | 140 min.

Fausto é um pensador, um rebelde e um pioneiro, mas também um ser humano anônimo feito de carne e sangue governado por impulsos internos, cobiça e luxúria. Livremente inspirado pelo Fausto de Goethe, o filme é a última parte da tetralogia de Sokurov sobre a natureza do poder – após Moloch (1999), sobre Adolf Hitler; Taurus (2001), sobre o dirigente soviético Vladimir Lênin; e O Sol (2005), sobre o imperador japonês Hirohito.

Não recomendado para menores de 14 anos.

22/04 (segunda)
19h
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (35 mm)
Brasil, 2011 | 100 min.

Cauby, fotógrafo de uma revista, decide trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele encontra num lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia, mulher do pastor Ernani, um homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas e consertar o mundo. Cauby acaba se envolvendo num triângulo amoroso imprevisível, perdendo o controle de sua própria vida, num lugar onde a honra ainda é lavada com sangue.

Não recomendado para menores de 16 anos.

21h
Raul – O Início, o Fim e o Meio (35 mm)
Brasil, 2011 | 115 min.

Raul Seixas viveu o rock no Brasil em sua plenitude. Desde a adolescência na Bahia dos anos 50, ele definiu seu gosto musical, descobrindo e imitando os cantores de rock americanos. O documentário retrata as diversas facetas de Raul, suas parcerias com Paulo Coelho e seus casamentos, e tenta desvendar a enorme comunicação que suas músicas estabelecem com uma legião de fãs que ele continua mobilizando ainda hoje, quase 20 anos depois de sua morte. Reúne imagens de arquivos e depoimentos preciosos de colegas e parceiros de Raul.

Não recomendado para menores de 12 anos.

23/04 (terça)
19h
Entre o Amor e a Paixão (35 mm)
Canadá, 2011 | 116 min.

Quando Margot conhece Daniel, sente uma conexão imediata e intensa. Ela decide reprimir sua atração porque seu casamento com Lou, um conhecido escritor de livros de culinária, vai bem. No entanto, ao descobrir que Daniel está morando na casa ao lado, a confiança em sua vida familiar desmorona.

Não recomendado para menores de 14 anos.

21h
A Invenção de Hugo Cabret (35 mm)
EUA, 2011 | 126 min.

Hugo é um menino órfão que vive numa estação de trem da Paris dos anos 30. Ele aprendeu com o pai e o tio a consertar relógios e outros aparelhos, e é o responsável oculto por manter os relógios da estação funcionando. Ao morrer, seu pai lhe deixou um robô que só funciona com uma chave especial que ele precisa encontrar. Em suas aventuras, ele conhece o dono de uma loja que trabalha na estação e sua neta. Aos poucos, Hugo descobre que eles têm uma conexão com seu pai e o robô, e que o dono da loja possui alguns segredos sobre o seu passado.

Livre para todos os públicos.

24/04 (quarta)
19h
Girimunho (35 mm)
Brasil, Alemanha, Espanha, 2011 | 90 min.

Bastu, uma senhora de 81 anos, vive em um vilarejo no interior de Minas Gerais. Após a morte do marido, ela passa por um momento de ruptura e procura se encontrar em sua nova vida. Partindo de uma cidade real, o longa explora o imaginário rico e o universo poético de seus habitantes para falar sobre relações, a coexistência entre tradição e mundo contemporâneo, vida e morte, realidade e sonho, enquanto busca dissolver os limites entre tais conceitos.

Não recomendado para menores de 10 anos.

21h
2 Coelhos (35 mm)
Brasil, 2011 | 104 min.

Edgar encontra-se na mesma situação da maioria dos brasileiros: espremido entre a criminalidade, que age impunemente, e a maior parte do poder público, que só age com o auxilio da corrupção. Cansado de ser vítima desta situação, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos. Na medida em que o plano de Edgar é executado, são reveladas suas reais intenções e sua história de vida, marcada por um terrível acidente e um amor que ele jamais esqueceu. Nessa história vertiginosa que mistura altas doses de ação com muito suspense, cada minuto vale mais do que todo o passado.

Não recomendado para menores de 16 anos.

25/04 (quinta)
19h
Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (35 mm)

Brasil, 2010 | 83 min.

Numa cela de uma prisão de segurança máxima, o Bandido da Luz Vermelha reflete sobre sua própria vida. Na prisão, descobre que a cada nova falsa acusação que assume, aumentam seus privilégios. Jorge Bronze, mais tarde conhecido como Tudo-ou-Nada, é filho de Luz Vermelha. Adorado pelas mulheres, ele segue os passos do pai, divertindo-se e gastando tudo o que ganha com os roubos.

Não recomendado para menores de 14 anos.

21h
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (35 mm)
EUA, 2012 / 164 min.

A cidade de Gotham City viveu em paz por oito anos após a morte de Harvey Dent, o Duas Caras, acreditando não precisar do Cavaleiro das Trevas. Durante todo esse tempo, Bruce Wayne e seu mordomo Alfred permaneceram reclusos. Até que o vilão sanguinário Bane aparece com planos para destruir a cidade. Além dele, a ladra Selina Kyle aparece para perturbar a vida do Homem-Morcego.

Não recomendado para menores de 12 anos.

26/04 (sexta)
19h
Disparos (35 mm)
Brasil, 2012 | 82 min.

O fotógrafo Henrique é assaltado por dois motoqueiros que acabam sendo atropelados. Ele então passa a ser acusado por um policial, de crime por omissão de socorro, ao ter que voltar para o local do acidente a fim de recuperar o cartão de memória com suas fotos. Henrique é levado à delegacia, onde o delegado Freire e seu assistente o acusam de ser um cidadão comum querendo fazer justiça com as próprias mãos uma vez que um dos atropelados era de fato um bandido.

Não recomendado para menores de 14 anos.

21h
Cosmópolis (35 mm)
EUA 2012 | 109 min.

Numa Nova York em ebulição, Eric Packer, um jovem e milionário executivo das finanças, entra em sua limusine branca. Enquanto a visita do Presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan, ele só tem uma ideia fixa: cortar o cabelo do outro lado da cidade. Ao longo do dia, o caos instala-se, e Eric assiste impotente à queda do seu império, em meio a eventos cada vez mais absurdos e delirantes.

Não recomendado para menores de 16 anos.

27/04 (sábado)
19h
Xingu (35 mm)
Brasil 2012 | 102 min.

Nos anos 40, três jovens irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, Cláudio e Leonardo, os Irmãos Villas-Bôas, alistam-se na Expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes. Logo, eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste. Numa viagem sem paralelo na história, com 1.500 quilômetros de picadas abertas e 14 tribos contatadas, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que na época foi o maior do mundo.

Não recomendado para menores de 12 anos.

21h
007 – Operação Skyfall (35 mm)
EUA 2012 | 143 min.

Depois do fracasso da última e fatídica missão do agente James Bond, quando a identidade de vários agentes secretos espalhados pelo mundo foi revelada, ocorre um atentado à sede do MI6, obrigando M a transferir as instalações do seu quartel-general. A autoridade de M é ameaçada por Mallory, o novo presidente da Comissão de Inteligência e Segurança. Só resta a M um único aliado em quem ela pode confiar: Bond. O agente 007 desaparece nas sombras e segue a pista do misterioso Silva, um terrorista com motivações letais e obscuras.

Não recomendado para menores de 14 anos.

28/04 (domingo)
19h
Um Alguém Apaixonado (digital)
Japão, França, 2012 | 109 min.

Um senhor e uma jovem se encontram em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele, e ele acha que a conhece. Ele a convida para sua casa, ela lhe oferece seu corpo. Mas nada o que se constrói entre eles no espaço de 24 horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro.

Não recomendado para menores de 12 anos.

21h
Holy Motors (digital)
França, Alemanha, 2012 | 115 min.

Da manhã até a madrugada, o filme mostra um dia na existência do senhor Oscar, um homem que vive muitas vidas. Sempre em sua limusine branca, acompanhado de sua fiel motorista e secretária, Oscar troca de pele de um momento para o outro. Ele pode ser um grande executivo, um assassino, uma mendiga, uma criatura monstruosa dos esgotos, um pai de família, um senhor idoso à beira da morte… A cada personagem, o filme também assume uma nova forma, passando de drama romântico a filme de mostro, de filme noir a musical, de animação a thriller.

Não recomendado para menores de 14 anos.