Quinta da XV em novo endereço

Quem não conhece o pedacinho mais português de Santos, não sabe o que está perdendo. Agora, o pedacinho virou um salão enorme! Sua capacidade passou de 48 para 120 pessoas. Sim, o Quinta da XV mudou pra melhor!

Quinta da XVCom um investimento de mais de R$ 450 mil e situado em uma área mais nobre da mesma via, a XV de Novembro, nas proximidades da Bolsa do Café, no Centro Histórico de Santos, o estabelecimento ocupa agora um casarão centenário.

O imóvel, que foi totalmente restaurado para ficar com as características originais do prédio e com a decoração semelhante à da antiga casa, é maior e tem novo mobiliário – as mesas deixaram de ser comunitárias para dar mais conforto aos clientes.

A cozinha está mais ampla e equipada com os mais modernos utensílios. Os tradicionais pratos do cardápio e o atendimento, porém, continuam os mesmos da já conhecida tasca portuguesa.

O cardápio do estabelecimento, comandado pelo chef José Paiva, natural da cidade do Porto, e por seu sócio, Guilherme Brum, também mantém os pratos elaborados com receitas originais da culinária lusitana, com várias opções a base de peixe e frutos do mar, como bacalhau, linguado, polvo, camarão, lula, além de carnes de porco, boi e cabrito.

Quinta da XV

Entre as novidades, estão entradas como o misto de linguiças portuguesas (morcela, paio, salpicão, chouriço e farinheira) e polvo à escabeche, e pratos como Bacalhau à Biscainha, Bacalhau cozido com todos e Bacalhau do Mestre Lagareiro.

Aos sábados, a especialidade continua sendo a Feijoada Portuguesa e, aos domingos, passa a integrar o menu o Pernil assado à moda do ninho.

Quinta da XV

No cardápio, estão também os deliciosos doces conventuais portugueses, como os pastéis de Santa Clara, Belém, Coimbra, Cascais, entre outras sobremesas, como o leite creme, rabanada e ovos moles de papaia.

A casa conta ainda com uma carta de vinhos reformulada pela Adega Alentejana, com algumas novidades, como uma rotatividade dos vinhos servidos em taça, com um preço mais atrativo, para o cliente poder provar rótulos “superiores”.

Quinta da XV

“Pro futuro pretende fazer eventos à noite, com harmonizações, degustações, festas portuguesas”, afirmou o chef.

Fui conferir de perto e não me desapontei. A comida estava deliciosa (pedi Meca). O salão estava cheio e como estávamos num grupão, a espera não deu pra ser evitada.

Quinta da XV

Adorei o traje à caráter dos garçons, que mesmo correndo devido ao movimento, eram gentis e atenciosos.

Quinta da XV

Indico o local a moradores e turistas. Você, já conferiu a mudança?