Juicyday #6 – Papo com Sergio Willians

Continuando a falar do Juicyday #6 (que teve como tema a Literatura Caiçara), seria impossível deixar de convidar o Sergio Willians, jornalista, pesquisador e um verdadeiro apaixonado pela história da nossa cidade. O papo não poderia ter sido melhor! Aprendemos muitos fatos sobre a nossa cidade e pudemos conhecer o trabalho do Sergio, que não teve medo algum em dividir conosco os detalhes de sua saga para conseguir publicar sua obra.

Aliás, como é difícil no Brasil poder valorizar a nossa própria cultura, não? Notamos essa similaridade no papo com a Mariana Pereira pela manhã, e o Sergio falou a mesma coisa! Além do talento, ambos possuem uma característica fundamental: a determinação.

O papo com o Sergio começou às 10h30 – e chega a ser difícil resumir aqui tanta coisa boa que aprendemos. Imaginem só: o papo passou foi de conteúdo editorial, resgate histórico, zepelins, bombas de gasolina, arquitetura da cidade… ufa!

Um exemplo: você sabe quem foi Jacinto? Eu não fazia ideia… o Sergio contou que nas décadas passadas (aquela época em que não existia Facebook e Instagram) as cidades utilizavam cartões postais para divulgar suas particularidades. Na África, por exemplo, eram fotografados os pigmeus, em algumas partes do Brasil, eram os índios. E em Santos, eram os trabalhadores portuários. Assim que viam os fotógrafos, os trabalhadores se posicionavam e tentavam empilhar o máximo de sacos em suas costas. E Jacinto, apesar de uma estrutura mediana era o que mais conseguia empilhar as sacas. Atualmente no Museu do Café há uma reprodução dele, além dele estampar uma série de posters antigos da cidade. Tudo isso inspirou o Sergio a escrever o romance Jacinto, o sansão do cais.

Sergio também falou do Instituto Histórico e Geográfico (que é o prédio mais antigo fora do centro da cidade), do Zepellin, do Hotel Parque Balneário, do Patrimônio Histórico, dos incêndios suspeitos…

Sergio Willians

Sua mensagem foi muito legal: ele pediu para que cada um fizesse o exercício de olhar aquelas fotos antigas de família, buscar a história por trás daquelas fotos… e nós sugerimos que tudo isso fosse dividido nos blogs! 🙂

Além de tudo isso o Sergio foi MEGA generoso e além de dividir seu conhecimento, levou alguns livros e revistas para sortear. E não é que eu ganhei um deles?

Participantes do Juicyday #6

Alguns participantes do Juicyday: na foto está faltando nós do Juicy, a Fernanda Lorena e a Mariana Pereira. No total participaram 21 blogs da região. Até o nosso diretor audiovisual – o Nilton – escreve no Dose de Inspiração.

Blogueiras do Juicy Santos

Nós, as organizadoras (e a Filipa) no final do Juicyday #6 – cansadas mas felizes!

Veja mais fotos do Juicyday #6

*Agradecemos imensamente aos parceiros que fizeram do Juicyday um dia tão especial:

Escola Santista de ArteEmpório Nova EraCupInCakeGlamour PinkRestaurante Quinta da XVEnjoyEmpório Body StoreNa Casa Dela TinhaShoulderEditora Novo Conceito e Instituto Querô.