Texto porNathalia Ilovatte

Elos Entre Blogs: Saiba o que rolou!

Para encerrar o ano da maneira que 2011 merece, o Juicyday 4 foi especial. Dessa vez, nosso evento foi mais que um Juicyday. Ele virou Elos Entre Blogs, uma parceria que envolveu o Juicy, as meninas do Chá com Blogueiras (Muito Mimimi, Bem Mulherzinha e Hipervitaminose) e o Instituto Elos, uma ONG que agita grupos transformadores.

Dessa vez a gente deixou o girl talk de lado para receber os meninos blogueiros da Baixada Santista e participar do trabalho inspirador do instituto.

Logo de cara, escrevemos nossos maiores sonhos para a blogosfera e colamos em uma árvore. Depois, hora de nos conhecermos melhor. Cada um escolheu aquele que menos conhecia para formar dupla e os pares conversaram durante dez minutos. Em seguida, um apresentou o outro em uma dinâmica com barbantes, canetas e garrafas que terminou com todo o grupo unido para completar a tarefa proposta: colocar as canetas penduradas nos barbantes dentro das garrafas. Não foi fácil, mas com cada um exercendo um papel e todos cooperando, completamos a missão.Quando o grupo já havia perdido a timidez e se entrosado, hora dos vídeos. Primeiro, o encantador “O menino e a árvore”. Depois, um vídeo sobre o Jogo Oásis realizado em Santa Catarina após as enchentes. Choradeira! Todo mundo ficou comovido com a história do trabalho realizado e tinha até lencinho sendo distribuído pelos participantes.

 

Nas fofíssimas mesinhas com toalhas que eu queria vestir, papeis e giz de cera. Hora do papo de bar. Os pequenos grupos divididos conversaram sobre as lições que tiraram dos vídeos e de que maneira os blogs poderiam se mobilizar para fazer a diferença. Mias tarde, foi a hora de unir os sonhos pensados no começo do evento às iniciativas propostas. Como vamos realizar nossos sonhos? Ideias não faltaram. Cheios de inspiração, os blogueiros planejaram ações para fortalecer a união entre todos e modificar Santos e a Baixada. Em breve a gente divulga algumas propostas mirabolantes que nasceram ali!

A proposta do Instituto Elos vai além de doar mantimentos a quem não os tem. O trabalho desenvolvido pela ONG tem a ver com conhecer histórias, usar talentos para modificar vidas e unir. E de maneira leve e divertida, foi isso o que eles ensinaram pra gente durante o Elos Entre Blogs. Todo mundo ficou mais próximo e voltou pra casa inspirado a agir.

Para encerrar o evento, a dignidade em forma de coffee break fornecido pela Requinte da Azevedo e parabéns para a aniversariante do dia, nossa consultora de imagem oficial Érica Minchin, com os cupcakes da Cupincake. A Evelyn Coccia, dona da marca, foi ao evento para apresentar a empresa aos blogueiros e presenteá-los. E a gente aproveitou para fazer a nossa amiga passar a vergonha de ouvir um “parabéns pra você” afinadíssimo de todos nós e assoprar as velinhas. A Érica foi a primeira palestrante do primeiro Juicyday, abraçou nossa loucura logo de cara, e a gente ficou bem feliz de poder comemorar o aniversário dela no último Juicyday do ano.

Os participantes do Elos Entre Blogs também doaram ração de gato para o Cats of Necropolis, iniciativa que ajuda os gatinhos dos cemitérios de Santos. Foram arrecadados 44 kg de ração e a voluntária Patricia passou lá hoje mesmo para retirar.

O Elos Entre Blogs foi nosso primeiro evento sem meninices e sem sorteio de brindes (embora todo mundo tenha se deliciado com os cupcakes da Cupincake), e ficamos realmente felizes em saber que tem bastante gente disposta a acordar cedo no sábado e passar o dia com a gente, pensando em maneiras de transformar o lugar em que vivemos e fazer da nossa diversão um instrumento para melhorar vidas. Muito obrigada a todos os participantes e que venham as mobilizações!

Não pode ir? Tudo bem! A gente se vê no Chopp com Blogueiros!