Texto porLuiz Fernando Almeida

Trans Homem, o que é isso?

Semana passada, o programa Na Moral, capitaneado por Pedro Bial, marcou um gol de placa entrevistando TRANS HOMENS e colocando esse assunto em pauta para a “família brasileira”, aquela de comercial de margarina ou que as igrejas dizem ser a ideal.

Trans Homem, o que é isso?

Nas redes sociais, o programa ficou entre os assuntos mais comentados e repercutiu muito positivamente. Eu não consegui assistir no dia e fui ver o vídeo no site da emissora somente agora e concordo com todos os comentários.

Foi uma inciativa louvável e de extrema importância pra tirar da marginalidade a questão de gênero e ajudar a esclarecer as duvidas de muitas pessoas que não entendem ou não tem contato com o nosso universo. É preciso tirá-los da invisibilidade.

Alguns de vocês, meus três leitores, devem saber que eu sou um dos realizadores da SANSEX (Mostra de Cinema e da Cultura da Diversidade Sexual de Santos) que acontece sempre no final de novembro em nossa cidade e reúne filmes, espetáculos de teatro, exposições, lançamentos de livros voltados à comunidade LGBTT.

Em nossa primeira edição, em 2010, tivemos o prazer de trazer a Santos o João Nery, um dos TRANS HOMEM mais conhecidos do Brasil. ele publicou seu livro Viagem Solitária contando sua história. Além de lançar o livro, participou de uma mesa de debates no SESC que foi muito produtiva e esclarecedora.

Pois bem, após assistir o programa hoje, eu comecei a vasculhar a internet pra ver mais noticias sobre o tema e me deparei com um curto documentário com declarações de trans homens. Falam do processo de descoberta, aceitação, relacionamentos.

Ler a coluna aqui no Juicy, ler a respeito, discutir gênero. Por mais que se faça tudo isso, ouvir declarações sinceras de quem vive uma realidade diferente é outra coisa. Acredito que aproximação maior que o documentário, apenas convivendo. Ainda sim é impossível compreender, plenamente, como é vida de um trans.

As histórias contadas tem uma base comum, se pensarmos. Amizades de escola, relações interpessoais, conflitos de sexualidade. Coisas pelas quais a maioria das pessoas passa, mas não da mesma forma. A sutileza do abismo que existe entre as experiências é chocante.

Os processos mais diversos de identificação, todos diferentes das identificações de sexualidade. Alguns até confundindo sua identidade de gênero com a sexualidade.

Obviamente as experiências retratadas não representam a realidade de todos os trans homens. Mostram um pequeno recorte do que é ser transexual, do que é ser Trans Homem.