Texto porLudmilla Rossi
Santos

TPM Katrina no Sindipetro em Santos

O “1º Momento Cultural Rotary Club de Santos-Ponta da Praia” apresentará no próximo dia 26/11/2011, às 21horas a comédia TPM KATRINA, no Teatro do SINDIPETRO em Santos. Esta peça já foi apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo, com sucesso absoluto de público e crítica.

O evento busca arrecadar renda para manutenção dos projetos ligados ao Rotary Club de Santos-Ponta da Praia, são eles: Projeto Brinquedoteca da Santa Casa de Santos, Projeto Auto Estima, Projeto Rumo e Projeto Santos Nossa Casa.

O espetáculo “TPM Katrina” mostra o ponto de vista dos homens sobre as intempéries femininas. O texto é de Paulo Coronato, com colaboração de Flávia Garrafa, da Globo, e é interpretado pela dupla. A direção é de Alexandre Reinecke.

Os atores foram casados por sete anos e, após se separarem, voltam a ser um casal no palco, mostrando muita sintonia na montagem que aborda um relacionamento conjugal na visão masculina.

Peça TPM Katrina em Santos
Sem que o marido consiga sequer abrir a boca, a peça aborda com muita ironia e humor as situações alucinantes vividas por um casal no pico da tensão pré-menstrual da esposa. Neste estado, ela consegue imaginar o seu relacionamento em situações absurdas e descabidas, descontando o efeito dos hormônios descompensados no marido.

A peça se passa na sala do casal. Enquanto a esposa sai para ajudar uma amiga em apuros, o marido resolve desfrutar de momentos de paz, com seu jornal, uísque e charuto. Mas ela volta de maneira intempestiva e resolve discutir a relação.

O diretor Alexandre Reinecke satiriza dizendo que “o melhor de tudo é que, apesar de ser uma peça sobre a visão masculina, o homem não fala nada”. Ele afirma que aceitou o convite para direção do espetáculo devido às bem sucedidas parcerias anteriores e à amizade que tem com os atores.

“O personagem masculino é um arquétipo de um ser oprimido por um verdadeiro tufão causado pela esposa. Sozinha e sem qualquer interferência externa, ela é capaz de inventar uma história complexa, se envolver e sair dela como se nada tivesse acontecido. Mas ela tem certeza de que está interagindo com o marido!”, brinca Paulo Coronato, autor e ator da peça.

“É uma visão machista da TPM, afinal homem não passa por isso, então pimenta nos olhos dos outros é refresco, não é mesmo?”, rebate Flávia Garrafa, que vive a esposa alucinada, que fala sem parar. “Mas é por isso que fica tão engraçado. Há muitas peças sobre a visão feminina, faltava o ponto de vista deles. É teatral, exagerado e interessante para que as mulheres percebam como o homem se sente. Por muitas vezes, o teatro é uma arte esclarecedora”, conclui.

Sobre a peça TPM Katrina

A parceria de longa data do trio ajudou bastante no processo e no resultado do projeto. O espetáculo promete provocar muitas risadas na plateia mostrando a “força devastadora da natureza”, que é vivida por muitos casais. “A TPM virou um problema recorrente de muitos relacionamentos. Há até mesmo tratamento para isso. Por isso, queremos mostrar o lado cômico desta situação”, explica Reinecke.

Paulo Coronato revela que se inspirou em Flávia Garrafa, sua esposa na época, para escrever um texto que mostrasse um ponto de vista diferente de uma discussão de casal. “Escrevi o texto baseado na minha visão do casamento. A Flávia foi me ajudando com as colocações, com as palavras, para que ficasse mais natural quando dito por ela. Não somos mais casados, mas no palco, a união artística está mais forte do que nunca”, explica o autor. “O texto foi escrito para esta equipe – eu, a Flávia e o Reinecke. Não cabia ser diferente!”

A ideia do autor foi transformar o que viveu em uma peça engraçada e diferente dos modelos tradicionais. “Fala-se muito sobre a visão feminina, porque não mostrar como o homem se sente, o outro lado da situação?”, completa.

Mais informações e reservas de ingressos pelo e-mail [email protected].

INFORMAÇÕES:
TPM Katrina
Data: 26/11/2011 às 21h00
Local: Teatro Sindipetro
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 248 – Santos, SP
Telefone para informações: (13) 3021-5982 com Eloísa
Valor ingresso: Inteira – R$ 80,00 e meia R$ 40,00 sendo que até o dia 25/11 todos pagam meia

Pontos de vendas: Lojas MM Santos em três endereços diferentes:

MM Santos Shopping Praiamar – Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida, Santos – Piso Térreo
MM Santos Centro Santos – Rua Amador Bueno, 92
MM Santos Shopping Brisamar – Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, São Vicente – Piso 2

 

Confira a matéria da Veja SP (clique na imagem para ampliar)

TPM Katrina na Veja SP

FICHA TÉCNICA

Texto: Paulo Coronato / Colaboração: Flávia Garrafa
Direção: Alexandre Reinecke
Elenco: Flávia Garrafa e Paulo Coronato
Figurinos e assistência de direção: Carol Mariottini
Produção executiva: Paula Tonolli (SP)
Cenário: Márcia Moon
Iluminação: Ari Nagô
Fotografia: Alê Rodrigues/ Eduardo Mello
Trilha Sonora: Fábio Ock e Zema
Realização : Jovem Cena
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos