Texto porLudmilla Rossi
Santos

FESTA 53 vai trazer grandes festivais para debate

Você conhece o FESTA? É o Festival Santista de Teatro, que acontece desde 1958 aqui em Santos. FESTA é o festival de teatro em atividade mais antigo do País. Sua criação foi encabeçada pela musa do Modernismo, Patrícia Galvão, a Pagu, com apoio do teatrólogo Paschoal Carlos Magno e do dramaturgo Plínio Marcos.

Nestes mais de 50 anos, o festival mostrou em seus palcos talentos como os irmãos Cláudio e Sérgio Mamberti, Greghi Filho, Jandira Martins, Tanah Corrêa, Ney Latorraca, Bete Mendes, Carlos Soffredini, entre outros.

FESTA 53 – de 15 a 23 de abril de 2011
Representantes dos festivais de teatro de Curitiba, Porto Alegre e São José do Rio Preto, além do Mirada, de Santos, vão discutir com o público suas experiências na organização dos eventos

O 53º Festival Santista de Teatro vai trazer quatro dos maiores festivais do Brasil para um debate sobre a realização dos eventos de artes cênicas. A discussão é uma das mesas-redondas programadas para o FESTA, que acontece entre os dias 15 e 23 de abril, na cidade de Santos, no litoral paulista.

Além do FESTA, farão parte da discussão o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, o Festival de Curitiba, e o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos. “São grandes festivais de teatro, com diferentes focos e experiências, mas que têm a mesma intenção de celebrar o fazer teatral, e buscar novas formas de trazer o público para o teatro”, conta o diretor geral do FESTA 53, Leandro Taveira.

Com o tema “Respeitável Público!”, o festival tem como objetivo envolver tanto o público cativo do teatro quanto quem não está acostumado a assistir espetáculos de artes cênicas. Peças a preços populares, espetáculos de rua em áreas periféricas de Santos e outras cidades da região, concessão de bolsas artísticas, além de novas formas de envolvimento do público serão algumas das ações executadas no FESTA 53. Mesas-redondas, shows musicais, oficinas e mostra paralela também fazem parte da ampla programação.

Seleção
O sucesso do FESTA já está sendo verificado antes mesmo de o festival começar. O número de espetáculos inscritos superou as expectativas da comissão organizadora: foram 368 inscrições válidas, por grupos de todo o Brasil. A seleção está a cargo dos curadores do festival, e até 27 de março serão escolhidas as peças que farão parte do FESTA. “Como nas últimas edições, o festival não vai ser competitivo, e sim em formato de mostra. Por isso, a competição é realmente entrar no FESTA”, lembra Taveira.

Mascote
E o público já tem a oportunidade de participar do festival. Está aberta a promoção “Mascote FESTA 53”. Os interessados devem enviar para o email [email protected] uma sugestão de nome para o mascote do festival, bem como uma frase justificando a escolha.

O resultado será divulgado no dia 20, no próprio site do FESTA (www.festivalsantista.com.br), e o vencedor ganhará brindes exclusivos do festival, além de ter a oportunidade de conhecer o mascote pessoalmente.

O FESTA 53 é uma realização da Comissão FESTA, com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e parceria com Prefeitura de Santos, Sesc-Santos, Associação dos Artistas, e Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

– – –

Já que estamos falando em teatro, quer ir ao teatro de graça? Clica aqui e saiba como!