Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Vila da Beleza: ajude o projeto que transforma vidas por meio da beleza

  • 1
    Share

Em frente ao embarque das catraias, na Bacia do Mercado Municipal de Santos, um grupo de crianças se refresca na água. Sem roupa e sem preocupações, em uma segunda-feira quente de janeiro.

Dez anos antes, Caio Roberto de Oliveira, conhecido como Caíque, poderia ter sido um desses meninos. Crescendo em situação de vulnerabilidade social, se envolveu com o crime ainda adolescente.

Até que o Salão Autoestima mudou o roteiro do filme da sua vida.

www.juicysantos.com.br - vila criativa - ex-aluno kaique oliveira

Após seu primeiro delito, em 2013, uma das condições para o cumprimento de medidas socioeducativas em liberdade assistida era que Caíque frequentasse um curso de qualificação profissional.

Neto de um dono de uma barbearia, optou por aprender mais sobre o ofício de família. Começou no Salão da Autoestima a formação em Cabeleireiro.

A vocação falou alto. Entre cortes, tinturas e penteados, Caíque se tornou um dos destaques da sua turma. Segundo a equipe da Vila Criativa, já naquela época, ele demonstrava interesse em se desenvolver e empreender.

Trabalhou com o avô e, em seguida, em uma barbearia no Macuco. Em 2018, montou seu próprio negócio com um sócio, a Up013 Barbershop. Em 6 meses, conquistou uma clientela fiel (que inclui até jogadores do Santos FC) e já contratou 2 funcionários.

Aos 20 anos, Caíque provou que é possível, sim, batalhar por uma vida mais bonita.

“A barbearia mudou a minha vida. Depois do curso, eu conquistei muito mais do que jamais imaginei”, conta. 

O que é o Salão Autoestima e como você pode ajudar na construção da Vila da Beleza

Há 26 anos na ativa, o Salão Autoestima é um projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codeso) da Prefeitura Municipal de Santos. Já formou mais de 1.700 alunos e atendeu gratuitamente mais de 200 mil santistas com serviços de beleza e estética. Hoje, conta com duas unidades: Centro e Morro São Bento.

Com aulas de cabelo, manicure e barbearia, o salão funciona em um imóvel alugado no Centro de Santos, com espaço limitado para aulas. Mas isso vai mudar, porque a renda total obtida com o Baile da Cidade 2019 será destinada para a nova Vila da Beleza.

Além dos cursos atuais, maquiagem e design de sobrancelhas estarão entre as novidade. E não só isso: o programa poderá aumentar o número de vagas e capacitar ainda mais pessoas, com o objetivo de geração de renda e reinserção social.

www.juicysantos.com.br - vila da beleza em santos sp

Uma vila cheia de sonhos

O novo formato da Vila da Beleza fará parte de um anexo na Vila Criativa. Esse conjunto colorido de espaços de aprendizagem, localizado na Rua do Meio (próximo ao Mercado Municipal), tem outros cursos, como padaria, confeitaria, bordado, pintura em tecido, artesanato com materiais reciclados, marcenaria, entre outros. Os cursos são, especificamente, para pessoas atendidas nos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

www.juicysantos.com.br - vila da beleza em santos spA professora Isabela Klimeika mostra uma de suas criações em tecido, com técnicas que ensina para os alunos na Vila Criativa

Conversamos com Débora Scheeffer Marques, coordenadora de equipamentos de Desenvolvimento Social, pra entender como acontece a seleção para os cursos.

Ela explicou que os serviços de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), além dos abrigos municipais, referenciam as pessoas atendidas para os cursos na Vila Criativa. Ou seja, ganham as vagas aqueles que mais precisam de uma forma de gerar renda.

www.juicysantos.com.br - vila criativa em santos oficinas de costura

A Vila Criativa foi inaugurada em 2014. Em 2015, recebeu pela primeira vez os recursos do Baile da Cidade. Cerca de R$ 400 mil garantiram a reforma do espaço e salas separadas para cada uma das oficinas. E ainda proporcionou um crescimento no número de vagas.

O tripé que sustenta a Vila Criativa se baseia em inclusão produtiva (as oficinas), qualificação profissional (cursos profissionalizantes) e capacitação e treinamento (como buscar uma oportunidade, como se portar em entrevistas, etc). E tem uma característica muito legal no projeto. Os professores são, em sua maioria, ex-alunos que passaram por lá.

www.juicysantos.com.br - nova vila da beleza em santos spA Vila Criativa possui uma pequena loja para comercializar os trabalhos dos alunos nas oficinas

Acompanhe as novidades sobre a Vila Criativa no Facebook e no Instagram.

Sobre o Baile da Cidade 2019

Se você curtiu a ideia de ajudar uma boa causa – e ainda se divertir com um show do Skank -, ainda dá tempo de comprar seu ingresso para o Baile da Cidade de Santos.

Pra comemorar os 473 anos da cidade, vai rolar no Mendes Convention Center uma festa incrível no sábado (26 de janeiro). O tema é “Café”, uma homenagem ao produto que faz parte da nossa história. Os ingressos custam R$ 400 por pessoa, com jantar e bebidas inclusas. Estão à venda das 9 às 19 horas, no Fundo Social de Solidariedade (FSS). Fica na Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada. Mais informações: (13) 3222-8050.

No dia seguinte, a celebração é de graça e na praia, com show da banda mineira em palco montado na Praia do Gonzaga (em frente à Rua Quintino Bocaiúva).