Texto porFlávia Saad
42 anos - Santos (SP)

Por que faz tanto calor em Santos?

Se você, assim como a gente, acorda já pensando: “por que faz tanto calor em Santos?”, vamos ajudar a desvendar esse “mistério”.

Bom, os motivos não são tão misteriosos assim, né?

Então, vamos às explicações.

Por que é tão quente na Baixada Santista? 

Santos e cidades próximas estão localizadas no litoral do estado de São Paulo.

Nosso clima é tropical úmido, o que significa que a região apresenta altas temperaturas e altos índices de umidade ao longo do ano.

Além disso, a proximidade com o Oceano Atlântico influencia fortemente o clima da cidade.

www.juicysantos.com.br - por que faz tanto calor em santos

Maria Fernanda Hans, docente coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Senac Santos, explica que todo o litoral paulista fica muito próximo à Serra do Mar. Por isso, há um acúmulo de praticamente toda a umidade que vem do mar.

“A conta é bem fácil (e dolorida): quanto + calor + nuvens carregadas que não conseguem ultrapassar a serra do mar + umidade (e suor) e + chuva.

Assim, a região tem um dos maiores índices pluviométricos do Brasil! É o inverso do que acontece nos desertos. Como não há rios, lagos e mar, o calor não faz água evaporar e não há chuva.

“As nuvens funcionam como uma espécie de estufa, que retém o calor absorvido pela superfície terrestre” diz Fernanda.

A cidade também é afetada pela Ilha de Calor Urbano, um fenômeno em que a concentração de edifícios, ruas asfaltadas e outras estruturas urbanas absorvem e retêm o calor do sol, fazendo com que a temperatura na cidade seja mais alta do que em áreas rurais adjacentes.

Além disso, Santos fica em uma região de alta insolação, o que significa que recebe uma grande quantidade de radiação solar ao longo do ano, contribuindo para as altas temperaturas.

Por esses motivos, às vezes quando viajamos para locais litorâneos e igualmente quentes, como no Nordeste do Brasil, parece que não passamos tanto calor quanto aqui.

O calor em Santos ao longo do ano

Como é o clima em Santos durante as diferentes épocas do ano?

Bom, durante o verão, as temperaturas em Santos podem chegar a mais de 30°C, com alta umidade e chuvas frequentes. Já no inverno, as temperaturas costumam ficar em torno de 20°C, com menor umidade e chuvas menos frequentes.

Sim, Santos é uma cidade quente e chuvosa. Mas isso também proporciona dias de sol lindos, esportes diferentes, turismo e uma qualidade de vida incrível.

www.juicysantos.com.br - por que faz tanto calor em santos

Mudanças climáticas em Santos

Não dá para falar do calor da cidade – que aumentou muito nas últimas décadas – sem falar de mudanças climáticas. Santos vem exercendo papel de protagonismo no Brasil quando se fala desse assunto.

A cidade faz parte do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (Global Covenant of Mayors for Climate & Energy). Trata-se de uma aliança global de cidades e governos locais que voluntariamente se comprometem com a luta contra a mudança climática.

Então, para além de só reclamar do calor em Santos, é importante se informar e acompanhar as notícias sobre o tema. Indicamos o perfil Santos no Clima, do geógrafo Adriano Liziero. Nesse perfil, você vai encontrar dados científicos divulgados de forma didática e confiável sobre os impactos da mudança climática na cidade.