Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Os 10 anos da Conscerva, a Confraria Santista da Cerveja

Quem assiste ou participa da revolução da cerveja artesanal em Santos pode nem saber, mas o movimento começou há mais tempo do que você imagina… Pra ser mais exata, em 2009.

Se hoje é comum encontrar bares dedicados às cervejas especiais ou mesmo rótulos diferentões nos cardápios das suas casas favoritas, um dos grandes responsáveis atende pelo nome de Conscerva.

A Confraria Santista da Cerveja está completando em junho de 2019 uma década de existência. E, claro, vai ter muita cerveja pra comemorar no domingo (2 de junho).

www.juicysantos.com.br - 10 anos da confraria santista da cerveja conscerva

A história da Conscerva

A confraria de apaixonados por cerveja artesanal na Baixada Santista e toda região nasceu a partir do encontro de dois amigos. Edwar Fonseca e Gilberto Oliveira fizeram curso de produção de cerveja no final de 2008.

No ano seguinte, criaram um blog chamado Conscerva. Alguns posts depois, passaram a promover encontros com outros amigos e interessados para falar sobre a produção caseira de cerveja.

Em seguida, chegou a hora de iniciar os cursos para formar novos cervejeiros. Com o tempo, a turma cresceu.

“A nossa intenção é compartilhar conhecimentos, experiências, ferramentas, dicas, descobertas e erros, através de cursos, eventos, palestras e happy hours abertos ao público”, explica Fonseca.

Hoje, a Conscerva tem sede própria e também reúne membros e a comunidade apaixonada por cervejas em estabelecimentos parceiros e de membros da confraria.

Toda quinta-feira, há a Quinta-Sim, um happy hour aberto pra quem quiser participar e compartilhar cervejas, sejam elas de produção caseira ou não. Não precisa avisar, basta aparecer.

“A moeda é cerveja, você traz as cervejas (artesanais de preferência) que te agradam e alguns acepipes, junta com o que todos trouxeram e fica à vontade para provar o que quiser. Algumas vezes, realizamos o ‘traiz que nóis assa’, em que todos levam carnes e assamos na churrasqueira”, conta.

www.juicysantos.com.br - conscerva confraria santista da cerveja

Anualmente, a confraria realiza a Oktocerva. O evento junta cerca de 25 cervejeiros da região e convidados. É uma ótima oportunidade de experimentar mais de 30 estilos diferentes de cerveja local. Também estão na agenda do grupo outras festas, como St. Patrick’s e encontros na praia.

Para os fundadores da Conscerva, outro marco importante na história do movimento cervejeiro em Santos foi a lei 3309. Ela regulamenta e incentiva o desenvolvimento da produção artesanal e orgânica da cerveja no município.

Como participar da Confraria Santista da Cerveja – Conscerva

Para entrar no grupo, há uma contribuição mensal de R$ 50. Pede-se também que quem puder ajude na manutenção da sede. Os membros podem usar gratuitamente os equipamentos para produzir cerveja para consumo próprio ou para participação de concursos. Além disso, asseguram descontos em eventos, cursos e parceiros.

Quer participar? Mande um e-mail com seus dados pessoais no [email protected].

A Conscerva fica na Av. Afonso Pena, 507, Aparecida (mesmo terreno da distribuidora Bamberg).