Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Retorno das escolas em Santos: como vai ser a volta das escolas particulares

  • 3
    Shares

O ensino a distância fez você amar e celebrar ainda mais os professores das crianças?

Em 2020, o papel deles ficou ainda mais evidente, porque eles simplesmente fizeram de tudo pra que o ano letivo continuasse – ainda que com adaptações.

Agora, o retorno das escolas em Santos poderá acontecer a partir de quarta-feira (7 de outubro). Ao menos para os colégios particulares da cidade.

www.juicysantos.com.br - professora medindo temperatura de crianças no retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de santos

Tudo sobre o retorno das escolas em Santos

A retomada foi oficializada no último domingo, 3 de outubro, no Diário Oficial da cidade.

Em resumo, as regras – que constam no decreto municipal 9097/2020 e na portaria conjunta 73/2020, da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Santos – incluem:

  • Máximo de 35% dos alunos matriculados por turma;
  • Período máximo de 3h30 diárias, para os períodos da manhã e tarde;

Além disso, as escolas terão que passar por uma visita da Supervisão de Ensino do Estado e/ou do Município. Nessa ocasião, devem apresentar o plano de retomada gradual das atividades escolares e/ou aulas presenciais para, consequentemente, a retomada ser autorizada.

Ainda de acordo com o decreto, o retorno deve ter diferentes períodos, de acordo com a idade do aluno. O funcionamento deve ser o seguinte:

  • Crianças pequenas (Maternal I e II) iniciarão as atividades escolares presenciais 14 dias após a retomada do grupo de crianças pequenas;
  • Já os bebês (Berçário I e Berçário II) voltam somente após o monitoramento e levantamento de dados para o retorno desta faixa etária, em razão da fragilidade e da proteção aos bebês em não utilizarem máscaras.

Aos responsáveis, as escolas devem divulgar os protocolos sanitários adotados, bem como assegurar sua observância, além de adotar medidas adicionais de prevenção.

Se você preferir que seus filhos fiquem em casa, não tem problema. Pois as atividades remotas devem continuar acontecendo. Já se preferir mandá-los para a escola, fica obrigatória a assinatura de um termo de responsabilidade, que será anexado ao prontuário do estudante.

Retorno das escolas públicas de Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, ainda não há previsão de retorno das aulas da rede pública. Neste momento, apenas os alunos de escolas particulares podem optar ou não pelas aulas presenciais.

A volta aconteceu após uma consulta da prefeitura juntos aos pais.