Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Os novos relógios de Santos terão wi-fi gratuito e mais utilidades

Os relógios de Santos são icônicos e isso não é um exagero.

Afinal, todo santista já conferiu as horas ou então se impressionou com as temperaturas marcadas neles, né?

Melhor ainda quando o termômetro errava e, por isso, as redes sociais ficavam cheias de posts engraçadinhos.

Acontece que, desde o início do ano, a cidade perdeu esse símbolo e tem muita gente sentindo falta dele. Se você é uma dessas pessoas, aqui vai uma ótima notícia: em breve, os relógios eletrônicos de Santos estarão de volta!

www.juicysantos.com.br - novos relógios de santos nas ruas vão ter wi-fi

O que aconteceu com os relógios de Santos

Segundo matérias veiculadas no jornal A Tribuna e no Diário do Litoral, os relógios sumiram por conta de uma irregularidade nos contratos.

Em dezembro de 2018, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu na Justiça a retirada de todos os equipamentos.  Isso porque não havia contrato em vigor desde 2013.

O que isso significa? Que a Prefeitura não recolheu taxas e permitiu que as empresas continuassem explorando e ganhando com propaganda sem licitação. Após a ação, a Administração Municipal ordenou a remoção imediata de todos os relógios eletrônicos.

Tudo sobre os novos relógios de Santos

De acordo com a Prefeitura, 79 pontos da cidade ganharão as novas placas inteligentes (sendo 40 relógios e 39 totens). Os endereços ainda não foram divulgados. Mas, sabe-se que a lista é composta de:

  • Vias públicas, assim como estamos acostumados
  • Equipamentos públicos com grande circulação de pessoas
  • Unidades de saúde
  • Espaços culturais
  • Escolas Municipais

Em todos os locais contemplados, além de conferir o horário e a temperatura o público também terá acesso a internet via wi-fi gratuitamente. Além disso, o novos relógios de Santos serão pontos de comunicação entre a administração municipal e os santistas, pois eles vão compartilhar informações importantes como, por exemplo, avisos de ressaca.

Quando os novos relógios de Santos estarão disponíveis

Está ansioso pela novidade? Nós também estamos!

No momento, a licitação em busca da empresa responsável pelo fornecimento, instalação, operação, manutenção e exploração publicitária dos mobiliários está em andamento. Sabe-se que a abertura dos envelopes (com propostas) acontece no  dia 23 de setembro. Em seguida, a instalação já deve ser feita.

“Nossa expectativa é de que, na próxima temporada de verão (2019/2020), já estejamos com os equipamentos funcionando”, afirma Flávio Jordão, secretário de Comunicação e Relações Institucionais.

Um relógio nada tecnológico na orla de Santos

Enquanto os novos relógios de Santos não são instalados, não tem jeito: você terá que andar preparado para saber as horas ou então consultar um relógio nada eletrônico. Você já viu o relógio solar que fica no calçadão entre o canal 3 e a Av. Conselheiro Nébias, no Boqueirão?

www.juicysantos.com.br - relógio de sol em santos sp

relógio de sol na orla de Santos foi construído entre e 1941 e 1945. Trata-se de uma idealização Dr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos. Quem fez todo o aparato foi um pedreiro que trabalhava na prefeitura nesse período. Infelizmente não há registros com o nome do cara 🙁